Notícias

Centros de convivência animam idosos com várias atividades na colônia de férias

Publicada em 12/01/2017, às 17h59 | Atualizada em 12/01/2017, às 18h00

Por Patrícia Arruda, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semas
Colônia de férias no CCTI
Idosas participam de aulão de zumba no CCTI de Maria Ortiz
Divulgação Semas
Colônia de férias no CCTI
CCTI do Centro promoveu um passeio na Ilha das Caieiras

Passeios, sessões de cinema, oficinas, aulão de zumba, atividades aquáticas, brincadeiras, circuito funcional e muitas outras atividades integram a programação das colônias de férias dos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI´s) de Vitória – unidades Centro, Jardim Camburi, Jardim Camburi e Jardim da Penha.

A coordenadora dos Serviços de Convivência para Idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Maria da Penha Norbim, explica que as atividades acontecem durante todo o mês de janeiro, sempre de segunda a quinta-feira, e são voltadas, especialmente, para os idosos que frequentam os locais.

"As colônias de férias dos CCTI´s visam a uma maior integração, ao fortalecimento de vínculos e promover momentos de lazer para os usuários. Além disso, em algumas unidades, estão sendo realizadas atividades intergeracionais, que envolvem os idosos, crianças e adolescentes em uma mesma ação", conta.

Foi o caso do passeio organizado pela equipe do CCTI Centro, que reuniu, na última terça-feira (10), os idosos da unidade e as crianças da colônia de férias do Cajun Morro do Quadro para um passeio no Palácio Anchieta, no Centro, para prestigiar a exposição "Constelações", do artista plástico capixaba Hilal Sami Hilal.

"Estamos com diversas atividades na sede da unidade e também pelo território, com passeios em parques e praças da cidade e no cinema. Fizemos um passeio pela Ilha das Caieiras, onde todos puderam apreciar a vista e prestigiar esse importante ponto turístico da capital", conta Tarcila Rodrigues, coordenadora local do CCTI do Centro.

Atividades aquáticas

No CCTI de Jardim Camburi, sempre às segundas-feiras, a turma da terceira idade aproveita para levar os netos para participar das atividades aquáticas. "É uma atividade de que todos gostam. Além de aproveitar um tempo maior com os netos, as brincadeiras permitem uma maior interação entre todos os participantes, independente da idade", afirmou a coordenadora da unidade, Bárbara Bastos.

Zumba

Já no CCTI de Maria Ortiz, a animação fica por conta do aulão de zumba e do circuito funcional que acontecem pela manhã. Além disso, os idosos podem participar de oficina com dicas de nutrição na terceira idade, de atividades integradas de artes cênicas e artesanato e de oficinas de música e de bordado. "Além de todas essas atividades, os idosos gostam de vir para interagir com os colegas e conversar", revela Valéria Valverde, coordenadora local.

Gincanas

Na unidade de Jardim da Penha, a colônia de férias oferece gincanas, aulão de memória, oficina de decoração de garrafas, percudança, além de passeios na praia de Camburi e vôlei adaptado. "São muitas atividades para os idosos aproveitarem bem as férias e o verão. Além disso, muitos gostam de vir para jogar baralho e dama e navegar na internet", disse Érica Fortuna, coordenadora do CCTI de Jardim da Penha.

Divulgação Semas
Colônia de férias no CCTI
Idosas participam de diferentes oficinas no CCTI de Jardim da Penha
Divulgação Semas
Colônia de férias no CCTI
Idosos do CCTI do Centro e crianças do Cajun Morro do Quadro visitaram exposição no Palácio Anchieta

Voltar ao topo da página