Notícias

Centro de Vigilância em Saúde Ambiental é revitalizado e ampliado

Publicada em 02/05/2016, às 17h30 | Atualizada em 02/05/2016, às 18h57

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Maria Angela Siqueira


Wilbert Suave
Centro de Vigilância e Saúde Ambiental
Centro de Vigilância em Saúde Ambiental atua no controle de doenças transmitidas por animais

Com direito a solário para os cães tomarem banho de sol e se socializarem e até um gatil com espaço e estrutura para os gatos se exercitarem e subirem em prateleiras, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) será entregue totalmente revitalizado nesta quarta-feira (4), às 9 horas.

As mudanças incluem serviços de paisagismo, novos ambientes para os animais e ampliação do bloco cirúrgico do Serviço de Castração Animal, que começa a funcionar a partir da próxima segunda (9).

O novo bloco cirúrgico terá capacidade de realizar 100 atendimentos por mês. A equipe é composta por 12 servidores: três médicos veterinários, oito auxiliares veterinários e um chefe de equipe.

"As melhorias promovidas buscam avançar na assistência dos animais que ficam alojados no local e conferir maior segurança e qualidade aos procedimentos realizados, de acordo com o que preconiza a legislação da vigilância sanitária e do Conselho de Medicina Veterinária", ressaltou a diretora do Centro, Gabriela de Almeida.

O CVSA tem como objetivo garantir a saúde pública e o controle de zoonoses. Uma das ações envolve o controle populacional de cães e gatos e o estímulo à posse responsável dos animais domésticos.

Castração

Wilbert Suave
Centro de Vigilância e Saúde Ambiental
CVSA aloja animais que foram atropelados ou abandonados e os trata para adoção

O serviço de castração é oferecido para cães e gatos acima de seis meses. O agendamento é aberto para toda a população de Vitória e deve ser realizado por meio do Fala Vitória 156, mas o acesso ao serviço é priorizado para determinadas situações, de acordo com a veterinária Renata Bessa.

"Há prioridade para animais em situações que colocam em risco a saúde humana, tais como cães semidomiciliados (que possuem dono, mas ficam na rua), fêmeas no cio ou animais com comportamento agressivo. Bairros com maior número de casos de agressão por animais também são priorizados, como os os das regiões de Maruípe, São Pedro e Santo Antônio. Para fazer a castração de um animal no CVSA, o responsável pelo animal precisa ser maior de 18 anos e apresentar CPF, RG e comprovante de residência”, explicou.

Adoção

Todos os animais que chegam ao CVSA foram recolhidos dentro de critérios relacionados à saúde pública (atropelamento, fêmea no cio e agressividade) ou foram abandonados. Depois de serem tratados, são disponibilizados para adoção. Hoje, há 75 animais alojados no local aguardando um novo lar. Todos são entregues para as novas famílias castrados, vacinados e vermifugados.

Para adotar, o responsável pelo animal precisa ser maior de 18 anos e apresentar CPF, RG e comprovante de residência. Os interessados são orientados por um médico veterinário sobre os cuidados que devem ser observados com os animais.

"Adotar é um ato de amor à vida. Quem escolhe adotar nossos animais tem de cuidar e dar carinho e amor. Em vários casos os animais foram submetidos à agressões ou foram atropelados ou abandonados. Quando o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) resgata um animal, buscamos recuperá-lo e socializá-lo novamente", disse a veterinária Renata Bessa.

No espaço, funciona o posto fixo de vacinação antirrábica, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas (exceto feriados). O CVSA fica localizado na rua São Sebastião, s/nº, em Resistência.


Voltar ao topo da página