Notícias

Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis celebra 25 anos

Publicada em 01/12/2017, às 18h24 | Atualizada em 01/12/2017, às 18h24

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
25 anos Centro Referencia IST AIDS
Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis promoveu atividades para celebrar 25 anos de existência
André Sobral
25 anos Centro Referencia IST AIDS
Dona Neuza Oliveira Pinto é responsável pelo acolhimento aos novos usuários do espaço

Considerado um dos mais completos serviços especializados da Grande Vitória, o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Crist’s) de Vitória comemora nesta sexta (1º) 25 anos de existência. Neste mesmo dia é comemorado o Dia Internacional de Combate à Aids.

Para celebrar suas "bodas de prata", recebeu em sua sede cerca de 150 pessoas, entre parceiros, colaboradores, usuários e gestores, para uma confraternização, na qual puderam prestigiar performances artísticas e trocar experiências.

No local, são desenvolvidas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento dos usuários. Também são realizadas consultas de Profilaxia Pós Exposição (PEP), após acidentes com material biológico e/ou intercorrências sexuais. Além disso, são ofertadas capacitações de profissionais da rede municipal e de outros atores para atuação na área de IST´s.

Motivação

Para o diretor do Centro de Referência, Lauer Sardenberg Marinho, um dos trabalhos desenvolvidos é alertar para possíveis novos vírus e infecções. 

"Trabalhar aqui é muito prazeroso e, ao mesmo tempo, um grande desafio. Atendemos quase 2 mil pessoas, incentivando, motivando e alertando sobre as principais formas de prevenção, de forma a fazer com que aqueles que possuem IST não adquiram outros vírus e infecções. Nosso principal objetivo é acolher e dar total apoio aos que chegam até aqui".

Acolhimento

Trabalhando no local desde sua inauguração, dona Neuza Oliveira Pinto, de 56 anos, é quem acolhe os novos usuários. Considerada uma "mãezona", ela diz ter uma nova experiência a cada dia. "Aqui é praticamente minha segunda casa, aprendo mais com eles do que eles comigo. Tenho um enorme prazer de trabalhar aqui e me emociono a cada dia com cada história relatada".

Melhor serviço

Participando dos serviços prestados pelo Centro de Referência há 10 anos, o representante municipal das pessoas vivendo com HIV/AIDS Sidney Parreiras de Oliveira considera o serviço como o melhor da Grande Vitória.

"Aqui nós temos ambiente apropriado para prestar o atendimento, é discreto e exemplar. Com vários profissionais de diferentes áreas atuando, temos realmente muitos motivos para comemorar, pois, com todo esse retrocesso que o mundo vive hoje, o centro de referência consegue se manter de pé e com qualidade. Considero o melhor serviço no atual conjunto".

Atendimentos

O Crist’s dispõe de uma atenção diária aos munícipes com infecções. Quase 2 mil pessoas são assistidas pelas equipes interdisciplinares, formadas por assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, psicólogo, profissionais de apoio técnico, auxiliar e técnico em enfermagem, auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal e administrativo.

Para receber assistência, o primeiro passo do munícipe deve ser procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Isso deve ocorrer sempre que:

  • desejar fazer testes para o HIV, a sífilis, a hepatite B ou hepatite C;
  • perceber algum sinal ou sintoma de uma lST;
  • acreditar que se expôs a alguma situação de risco de contaminação (ex: relação sexual sem preservativo ou compartilhamento de seringa);
  • desejar preservativos
  • precisar de orientação de aconselhamento sexual

A Unidade Básica de Saúde está apta a oferecer exames e o tratamento devido para as IST´s, podendo, inclusive, realizar testes rápidos para diagnóstico da sífilis, do HIV (que é o vírus da aids) e das hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.

As pessoas com resultado positivo para o HIV deverão confirmar o diagnóstico e são encaminhadas para o Crist, no Parque Moscoso.

De posse do encaminhamento da US, o munícipe deve agendar sua consulta diretamente no Centro de Referência, podendo informar-se previamente pelos telefones da recepção: (27) 3132.5108 e 3132.5109

Serviço

Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis - Rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso (Primeiro andar sobre a Unidade de Saúde Vitória)

Telefones: (27) 3132.5108 e 3132.5109 - recepção
(27) 3132.5106 e (27) 3132.5107 - administração

Horário de funcionamento:

Geral: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP) e de Acidentes de Materiais Biológicos: de segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas.

Fármácia: de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas.

Após esse horário e em fins de semana, os munícipes devem procurar um PA.

André Sobral
25 anos Centro Referencia IST AIDS
Sidney Parreiras destaca o ambiente apropriado para prestar o atendimento aos usuários
André Sobral
25 anos Centro Referencia IST AIDS
Lauer Sardenberg Marinho destacou que o local atende cerca de 2 mil pessoas

Voltar ao topo da página