Notícias

Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas faz 25 anos de história

Publicada em 01/12/2017, às 19h09

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
25 anos Caps AD
Sônia Maria diz que se sente em casa no CapsAD: "O apoio psicológico que recebo aqui também é muito bom"
André Sobral
25 anos Caps AD
Luciene Bittencourt destacou que o CapsAD é um serviço consolidado e reconhecido pela sociedade e pelos profissionais de saúde

Com muita alegria e música, pacientes e profissionais de saúde do Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CapsAD) comemoraram os 25 anos de funcionamento do serviço, nesta sexta-feira (1º).

A banda Fanfa Congo, da Apae de Cariacica, fez muita gente dançar ao som de músicas conhecidas do congo e canções populares brasileiras.

Segundo a diretora do CapsAD, Anelise Nunes Gorza, esse momento é de reflexão e otimismo em relação a tudo que já foi feito e ao que virá. "Nosso Caps é o serviço mais antigo na rede de saúde mental do Estado. Desde o seu nascimento, em 1992, o Caps possui o pioneirismo em suas ações. Por isso, todos os profissionais que trabalham aqui sentem muito orgulho em fazer parte dessa história".

Sônia Maria Moreira Abreu, que frequenta o local desde maio de 2016, foi recentemente escolhida pelos outros pacientes como representante deles no Conselho Local de Saúde. Ela afirma que o CapsAD é muito especial para ela. "Aqui me sinto em família e muito à vontade. O apoio psicológico que recebo aqui também é muito bom e não sei se teria todo esse acesso e apoio se não estivesse aqui. Além disso, nas reuniões de grupo, trocamos experiências e percebemos que todos temos problemas. Isso nos fortalece, nos deixa mais firmes para vencer nossas lutas".

História

Entre as profissionais mais antigas, está a assistente social Rosana Menezes Marangoni, que acompanha todo o trabalho do CapsAD há 21 anos. Ela lembra quando o serviço surgiu como Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos (CPTT), em dezembro de 1992, sendo o primeiro local no Estado a prestar esse tipo de serviço.

Nessa época, não existia no Ministério da Saúde nenhuma política pública de saúde voltada para o tratamento de pessoas que faziam uso abusivo de álcool e outras drogas. "Hoje, temos um serviço mais ampliado, trabalhamos numa parceria mais estreita com as unidades de saúde e com um olhar de inserção maior desses pacientes na sociedade, de maneira que eles se sintam cada vez mais seguros para seguirem com seus projetos de vida".

Luciene Bittencourt Pinheiro, psicóloga que também trabalhou no CPTT de 1992 a 1998 e retornou ao Caps em 2002, viu as mudanças pelas quais o serviço passou. "O CapsAD é um serviço consolidado e reconhecido pela sociedade e pelos profissionais de saúde. É importante valorizar a presença do CapsAD porque ele representa a luta pela não exclusão dos pacientes, representa a união da sociedade por um serviço de saúde mais humanizado".

Programação dos 25 anos do Caps AD

A equipe promete comemorações durante todo o mês de dezembro pelos 25 anos do CapsAD. Veja abaixo os próximos eventos:

  • 8 de dezembro – 15h – Sarau de Todos Nós – música e poesias com a participação de profissionais, pacientes e dos alunos do curso de especialização em musicoterapia Alpha
  • 15 de dezembro – 9h – Chá com poesia – exposição de obras de arte produzidas pelos pacientes do Caps ADIII
  • 22 de dezembro – 10h – Concerto de Natal

Voltar ao topo da página