Notícias

Centro de Artes e Esportes em São Pedro será inaugurado neste domingo

Publicada em 03/07/2018, às 08h00 | Atualizada em 06/07/2018, às 10h43

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
CEU
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) concentra variados serviços, como Circuito Cultural, práticas esportivas, Cras e escolinhas de esportes
André Sobral
CEU
Estrutura vai atender mais de sete mil famílias atendidas no Cras da região

Um antigo sonho dos moradores da Grande São Pedro virou realidade: o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) será inaugurado no próximo domingo (8), às 10 horas. O espaço fica na rua 23 de Abril, nº 35, na Ilha das Caieiras (próximo ao Residencial Santo André). 

Quem for conhecer o novo espaço, com mais de 2,4 mil m2 de área construída, assistirá às apresentações de capoeira e balé dos alunos do Circuito Cultural e aos malabarismos e habilidades dos alunos de circo do Cajun Santo André, além de aproveitar as atrações da Rua de Lazer, como pula-pula, piscina de bolinhas e futebol de sabão, das 8 às 12 horas.

A unidade vai abrigar o Circuito Cultural, práticas esportivas, como escolhinha de futebol e ginástica noturna, Centro de Apoio ao Empreendedor, Espaço de Qualificação e Inclusão Digital e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Pedro 1.

Parceria

O CEU é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, para criação de um espaço de promoção da cidadania. Os serviços vão atender às famílias de dez bairros: São Pedro, Comdusa, São José, Santos Reis, Santo André, Ilha das Caieiras, Redenção, Conquista, Resistência e Nova Palestina.

Comodidade

"Esperamos compartilhar e potencializar nossos serviços junto à comunidade da Grande São Pedro através desse novo equipamento. Além de concentrar diversos serviços públicos em uma ótima estrutura física, o CEU possibilitará mais comodidade às cerca de sete mil famílias atendidas pelo Cras na região", destacou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Estrutura física

O prédio de três andares foi planejado para atender, com acessibilidade, o público dos diversos serviços. No primeiro andar, funcionarão o Cras e o Centro de Apoio ao Empreendedor. Ainda há auditório, anfiteatro, refeitório e banheiros.

No segundo andar, funcionarão o Circuito Cultural (com salas de balé, música, danças urbanas, artesanato livre e artesanato conceitual), o Espaço de Qualificação e Inclusão Digital, uma biblioteca, além da coordenação do CEU, copa e banheiros. Já o terceiro pavimento conta com dois salões multiuso e o espaço esportivo, além de banheiros.

Gestão compartilhada

A unidade será gerenciada por um modelo desafiante: a gestão compartilhada. O Grupo Gestor tem composição tripartite (poder público, comunidade e sociedade civil organizada), sendo formado por 15 membros titulares e 15 suplentes.

Os representantes (titulares e suplentes) das comunidades e das organizações civis foram eleitos em outubro de 2017. Representando o poder público, estão as cinco secretarias com atividades no CEU: Assistência Social (Semas), Cultura (Semc), Esportes e Lazer (Semesp), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e a Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV).

Desde a formação do Grupo Gestor, os membros se reúnem mensalmente para discutir e deliberar questões relacionadas ao CEU.

Matérias relacionadas

Circuito Cultural ganha nova sede no Centro de Artes e Esportes Unificados

Circuito Cultural oferece 680 vagas para oficinas gratuitas no segundo semestre

Centro de Apoio ao Empreendedor terá unidade na Grande São Pedro


Voltar ao topo da página