Notícias

CDV divulga 10 projetos vencedores do Programa de Iniciação Científica Júnior

Publicada em 11/08/2017, às 13h09

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de José Roberto Santana


Yuri Barichivich
Expansão do Programa de Iniciação Científica Jovem
Estudantes receberão bolsas para desenvolver projetos de iniciação científica

Design de jogos, introdução à linguagem de programação, estudos botânicos e a importância da preservação ambiental. Esses são alguns dos temas dos 10 projetos vencedores do Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior (Pibicjr) 2017, oito dos quais apresentados por mulheres.

Cada projeto será colocado em prática por um grupo de cinco alunos e um professor orientador, ao longo de quatro meses. Eles receberão uma bolsa de iniciação científica no valor mensal de R$ 110,00 para os estudantes e R$ 1 mil para os professores, todos eles de turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa está sendo realizada a partir do Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia de Vitória (Facitec).

"É com grande alegria que registramos a boa participação da rede pública municipal nessa parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV). Foram inscritos 31 projetos, e selecionamos 10 para serem desenvolvidos ao longo do segundo semestre. Essa ação é importante porque queremos alunos e professores da rede municipal conectados ao Parque Tecnológico, cujo primeiro prédio começa a ser construído agora em setembro. É uma primeira aproximação por meio da ciência e da inovação, que são os carros-chefe do Parque", explicou o presidente da CDV, José Vicente Pimentel.

Entrega de documentos

Os orientadores que tiveram os seus projetos aprovados deverão realizar a entrega dos documentos de identidade (com foto) e CPF; declaração da entidade de ensino comprovando que os alunos que fazem parte do projeto estão devidamente matriculados; autorização do responsável pelo aluno para participar no Pibicjr e receber bolsa do Facitec; documento de identidade do responsável pelo aluno; documento de identidade e CPF do aluno.

A entrega deverá ser realizada entre esta sexta (11) e o dia 22 de agosto, das 14 às 18 horas. Os orientadores que tiverem os projetos aprovados, mas não cumprirem o prazo estabelecido, serão desclassificados. 

Em caso de desclassificação de propostas pela não entrega dos documentos no prazo, o classificado seguinte na lista de cadastro de reserva será convocado.

Os documentos deverão ser entregues à equipe do Facitec, na Companhia de Desenvolvimento de Vitória, localizada na rua Fortunato Ramos, nº 30, 4º andar, Santa Lúcia. Para mais informações, entrar em contato com Sérgio Tomáz, nos telefones 3183-9522 e 99778-0874.

Projetos selecionados

1 - LEANDRA GONÇALVES DOS SANTOS
INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DA CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES UTILIZANDO SCRATCH

2 - MARIA DA PENHA KOPERNICK DEL MAESTRO
PEGADAS VERDES: UM CAMINHO DE ESTUDO BOTÂNICO

3 - DANIEL MOREIRA DOS SANTOS
DESIGN DE JOGOS COMPUTACIONAIS LIVRES: ARTICULAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

4 - JEANINNA DOS SANTOS FREITAS
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENS. FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA DE VITORIA

5 - MARIANA AGUIAR CORREIA LIMA GONÇALVES
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MANGUEZAL: MATERNIDADE NATURAL DA BIODIVERSIDADE

6 - THALITA CUNHA REZENDE MASSINI
RELAÇÕES RACIAIS, EMOÇÕES E AÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

7 - NILTON DA SILVA SANTA CLARA
TEENAGER DISCOVERY - DESCOBERTA DE ADOLESCENTE

8 - MARIA JULIA RAMOS CASTELLO NASCIMENTO
EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA

9 - ANA MARIA DOS SANTOS
CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: UM INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DIANTE DA INTOLERÂNCIA A RELIGIÕES DE MATRIZ AFROBRASILEIRA

10 - TÂNIA REGINA BARBIRATO NUNES
INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL E USO DE MOCHILAS ESCOLARES EM ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL


Voltar ao topo da página