Notícias

Casal se conhece na rua e une forças para superar obstáculos com apoio da Semas

Publicada em 12/06/2019, às 16h11 | Atualizada em 12/06/2019, às 16h17

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Dia dos namorados POP
Jacimara e Renato estão juntos há quase oito meses e querem superar a situação de rua

Entre as vias do Centro de Vitória, nas madrugadas nas marquises e durante noites inseguras, Jacimara e Renato se encontraram e decidiram começar uma história de amor há quase oito meses.

O casal frequenta o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop) e busca novas perspectivas de vida.

Às vezes, os namorados passam por frio e preconceito. Juntos, estão caminhando na direção da superação de um erguer o outro e comemoram o primeiro Dia dos Namorados. 

"Nós estamos pensando mesmo em sair dessa vida. Queremos arrumar emprego e ter meus filhos todos novamente. Tenho quatro filhos. Sinto falta de tomar um café da manhã com todos juntos, levar para a escola e cozinhar um pouco. Já estamos planejando nosso futuro. Na hora certa, Deus vai colocar um emprego certo para nós", disse Jacimara.

História

"Eu estava sozinha há três anos. Estava à procura de um lugar para dormir mais seguro nas ruas do Centro. Nos encontramos na Vila Rubim. Ele apareceu com seu jeito bem tímido, simples e quietinho. Deus colocou ele ali no momento certo", contou Jacimara.

"Nosso primeiro encontro aconteceu porque tinha que acontecer. Iniciamos em novembro do ano passado. Eu vi nela uma pessoa simpática e verdadeira", comentou Renato.

Preconceito

O casal ainda encara obstáculos nas ruas. "A sociedade ainda nos olha com muito preconceito. Como se todos nós fôssemos usuários de drogas, ladrões e bagunceiros. Não enxerga que somos seres humanos. Não consegue enxergar o nosso lado bom. As pessoas deveriam nos conhecer melhor antes de nos julgar", desabafou Renato.

"A principal dificuldade de quem mora na rua é o medo. Ainda tem muita covardia. Precisamos de amor e amizade", afirmou Jacimara.

Futuro

"Um incentiva o outro cada vez mais. As ideias se unem, dando mais força para seguir e buscar novas trilhas e novos caminhos. Sonho em ter um lugar para construir e ter uma nova família. Quero ter um lar junto dela", disse Renato.

Guiomedce Paixao
Dia dos namorados POP
"É um casal em que um fortalece o outro e pode superar a situação de rua", explicou a assistente social Cyndi Lauper

Superação

"Acredito que, juntos, isso contribui para o desenvolvimento deles, a reorganização social e a inclusão na sociedade. É um casal em que um fortalece o outro e pode superar a situação de rua", explicou a assistente social Cyndi Lauper, que acompanha Jacimara e Renato.

"No Centro-Pop, temos várias relações afetivas e amorosas. Alguns casais estão se conhecendo e alguns de vários anos que convivem há mais tempo. Eles buscam um projeto de vida juntos, para o sucesso do outro. Um acaba motivando e incentivando o outro. Isso acaba contribuindo para a superação deles", destacou o coordenador do Centro-Pop, Mauro Motta.


Voltar ao topo da página