Notícias

Casa Porto terá exposição que tem a água como elemento criativo

Publicada em 27/02/2018, às 08h00 | Atualizada em 01/03/2018, às 13h22

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Exposição Fonte
Exposição "Fonte" traz proposta de refletir e questionar sobre os desdobramentos da água em vários aspectos do nosso dia a dia
Imagem divulgação
Exposição Fonte
Grupo Pêndulo quer mostrar que o modo com que nos relacionamos com a água tem muito a nos dizer

A água faz parte do dia a dia de todos: sede, comida, banho e limpeza. Em tudo tem água. Mas qual é a nossa relação com esse líquido vital? Com a proposta de refletir e questionar sobre os desdobramentos da água em vários aspectos do nosso dia a dia, o grupo Pêndulo, formado pelos artistas Fredone Fone e Joana Quiroga, apresenta a exposição "Fonte".

O evento abre para o público em 6 de março (terça-feira), às 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro. A ideia para “Fonte” surgiu de um trabalho realizado pelo grupo na Itália, em 2015, no qual a água era um dos elementos, e da possibilidade de debater questões importantes presentes no entorno em que os artistas habitavam.

Essa é a ideia que o grupo persegue também em Vitória. "Gostamos de pensar em como a água carrega história e em como ela, ao compor toda forma de vida, faz com que essas histórias sejam ‘transportadas’ de um ser para o outro, conectando-os", explica Fredone, que complementa: "Tudo isso são alguns dos níveis muito simbólicos que a água nos evoca".

O trabalho propõe, por meio de instalações, vídeos e trabalhos interativos, um debate sobre a água em várias escalas: como meio de subsistência, como um produto econômico e político, na qualidade do líquido que é conhecido, em como a água é parte importante do corpo e da vida humana.

Conexões

"Quando convivemos com algo por tanto tempo, somos conscientes da sua presença ou nos acostumamos a ela?". Essa foi a pergunta que norteou a criação do grupo. "Necessitamos de água para tudo, mas será mesmo que incorporamos essa necessidade? Isso vale para muitos aspectos da vida, é claro – e por isso o principal reside no simbólico que há num trabalho –, mas acreditamos que a água tem particularidades muito interessantes", afirmou o grupo Pêndulo.

Usando a arte para levantar questionamentos, o grupo acredita que a percepção criativa e intuitiva do público diante do trabalho completa a produção artística. "Gostamos de deixar que a pessoa comece a pensar sobre algo sem nem muito perceber. Apostamos nesse jeito de trabalhar, em parte porque é a nossa forma de lidar com essa realidade que, por uma infinidade de questões, não entende a arte como necessário, interessante, ou até mesmo uma ameaça às suas estruturas".

Para o grupo Pêndulo, o trabalho é um olhar multifacetado em relação à água. "'Fonte' nasce dessa convicção de que o modo com que nos relacionamos com a água tem muito a nos dizer, e quisemos pensar em algumas das infinitas particularidades que isso tem aqui pra nós, no Espírito Santo, na ilha de Vitória, e na Casa Porto".

Edital

A exposição “Fonte” é um dos trabalhos contemplados no Edital de Seleção de Projeto de Ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas, ano 2017/2018, Categoria I - Exposição Artística, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Serviço
Exposição Fonte/Do Grupo Pêndulo
Abertura: 6 de março, terça-feira, às 19 horas. Visitação: de 7 de março a 2 de junho. Terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e sábado, das 10 às 14 horas.
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico
Entrada gratuita

Voltar ao topo da página