Notícias

Casa Porto recebe sessão de cinema e debate sobre mulheres encarceradas

Publicada em 15/05/2018, às 16h59

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Cineclube Afoxé
Documentário "C(elas)" traz relatos de mulheres que foram presas nos meses finais de gravidez
Divulgação Semc
Cineclube Afoxé
"Diários de Classe" traz o cotidiano de uma empregada doméstica, uma mãe encarcerada por tráfico de drogas e uma adolescente transexual

Com a proposta de debater a questão feminina por meio da produção audiovisual, acontece nesta quinta-feira (17), às 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, a segunda exibição do Cineclube Afoxé, que tem como tema a situação das mulheres encarceradas no Brasil. A entrada é gratuita.

A sessão exibirá os curtas-metragens “C(elas)”, produção capixaba dirigida por Gabriela Santos Alves, e “Diários de Classe”, filme da Bahia dirigido por Maria Carolina da Silva e Igor Souza.

O documentário “C(elas)” traz relatos de mulheres que foram presas nos meses finais de gravidez e narra, de forma direta, a realidade dessa vivência no sistema carcerário do Estado.

Já “Diários de Classe” utiliza as salas de aula de educação de jovens e adultos para narrar o cotidiano de uma empregada doméstica, uma mãe encarcerada por tráfico de drogas e uma adolescente transexual para resistir a um sistema que insiste em apagar as suas vidas.

Roda de Conversa

Após a exibição, acontece uma roda de conversa com mediação da diretora do coletivo Afoxé, Marilene Pereira, e a participação da diretora do filme “C(elas)”, Gabriela Santos Alves, da socióloga e mestra em história política Munah Malek, da advogada especialista em Direito e Processo Penal Patrícia Silveira e da professora e militante Valquíria Santos.

Cineclube

O Cineclube Afoxé, realizado pelo coletivo homônimo, tem a proposta de exibir filmes realizados por mulheres ou que tratem das condições de vida das mulheres negras.

O projeto promove exibições em diferentes espaços públicos ou culturais do Centro de Vitória. As sessões têm o objetivo de promover o debate sobre temas presentes no cotidiano do Espírito Santo.

O Cineclube Afoxé foi um dos projetos contemplados pelo Edital de Desenvolvimento e Manutenção do Cineclubismo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ano 2017.

Serviço
Cineclube Afoxé: filmes “C(elas)” e “Diários de Classe”
Quando: 17 de maio, quinta-feira, ás 19 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico
Entrada gratuita

Voltar ao topo da página