Notícias

Casa Porto recebe mostra de produção audiovisual de temática afro

Publicada em 21/03/2018, às 08h30 | Atualizada em 22/03/2018, às 17h30

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
mostra Histórias Tribais
Documentário "As Minas" trata da resistência e da representatividade feminina no movimento hip hop na Grande Vitória
Divulgação Semc
mostra Histórias Tribais
Em "HIC", Wandijiru Kebebe é acometido por uma crise de soluços que o teletransportam para as mais inusitadas situações na pequena ilha de Vitória

A produção audiovisual com base na história negra, na religião de matriz africana e na influência que ela exerce em seus seguidores. Essa é a proposta da mostra "Histórias Tribais", que acontece nesta sexta (23), às 19 horas, e no sábado (24), a partir das 10 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, com entrada gratuita.

A organização das sessões é do cineasta Marcelo N. Reis. A mostra, que chega ao segundo ano, surgiu a partir da gravação do filme "Caminhos do Mar" e do interesse que ele percebeu em outros realizadores sobre o tema. Eles identificaram a pouca visibilidade para a exibição de produções audiovisuais focadas na cultura africana.

A mostra apresenta seis curtas com a proposta de difundir histórias, vivências e a cultura local por meio da linguagem do audiovisual. O projeto pretende tornar acessível ao público produções que ajudem na construção de novos repertórios e no fortalecimento das identidades, por meio do diálogo com as tradições da cultura afro.

Filmes

Sexta-feira (23)

Osvaldão (79 min.)
Direção: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles
A vida de Osvaldo Orlando da Costa, comandante da Guerrilha do Araguaia, que virou herói entre o povo local, por conta de sua coragem e generosidade. Muitos até o consideram um ser mítico. Uma visão não só da lenda ao redor do nome de Osvaldão, mas também de suas aventuras humanas.

Sábado (24)

Oya - Rise of The Orisha (13 min.)
Direção: Nosa Igbinedion
Os deuses africanos da religião Santeria foram quase esquecidos pela humanidade, que está indo para a autodestruição. Somente a deusa orixá Oya da mudança ainda está conectada ao Adesuwa, seu devoto dedicado. Agora, uma fanática torcida com uma ideia distorcida de Orixás quer provocar a queda da raça humana.

HIC (14 min.)
Direção: Alexander S. Buck
O maratonista africano Wandijiru Kebebe é acometido por uma crise de soluços que o teletransportam para as mais inusitadas situações na pequena ilha de Vitória, transformando-o em um fenômeno midiático mundial.

As Minas (18 min.)
Direção: Brunella Alves
Documentário sobre a resistência e representatividade feminina no movimento hip hop na Grande Vitória. Entre tantas mulheres que fazem parte dessa cultura na Grande Vitória, alguns grupos ganham a cena.

Tambores Afro-Uruguaios (15 min.)
Direção: Rafael Ferreira
Os tambores trazidos pelos africanos escravizados sobreviveram e ganharam novas forças no Uruguai. O candombe, ritmo musical afrouruguaio, símbolo de um povo reprimido, tornou-se uma necessidade de expressão e liberdade dos africanos e hoje tem presença especial no Carnaval daquele país.

Caminhos do Mar (7 min.)
Direção: Marcelo N. Reis
Um homem é abandonado por sua esposa e passa por dificuldades como pescador. Ele então vai até a imagem de Iemanjá pedir o grande amor da sua vida.

Cotidiano (9 min.)
Direção: Marcelo N. Reis

Edital

O projeto "Histórias Tribais" é um dos trabalhos contemplados no edital de seleção de projeto de ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas, ano 2017/2018, categoria II - Ação Cultural.

Serviço
Mostra Histórias Tribais
Quando: sexta (23), às 19 horas, e sábado (24), às 10 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico
Entrada gratuita
Divulgação Semc
mostra Histórias Tribais
"Osvaldão" conta a história de vida de Osvaldo Orlando da Costa, comandante da Guerrilha do Araguaia, que virou herói entre o povo local
Divulgação Semc
mostra Histórias Tribais
"Tambores Afro-Uruguais" mostra que os produtos trazidos pelos africanos escravizados sobreviveram e ganharam novas forças no Uruguai

Voltar ao topo da página