Notícias

Casa Porto recebe espetáculo de dança que aborda as emoções humanas

Publicada em 10/07/2018, às 08h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/ IN PARES
Espétaculo OCO na Casa Porto
Encenação constrói uma série de movimentos que abordam as dúvidas e inseguranças do homem contemporâneo
Divulgação/ IN PARES
Espétaculo OCO na Casa Porto
Cenas serão interpretadas pelos dançarinos por todo o espaço físico da Casa Porto

A Casa Porto das Artes Plásticas será palco do novo espetáculo da IN PARES Cia de Dança, "OCO", que estreia no próximo sábado (14), às 19 horas, e trata dos vazios do homem contemporâneo.

Dirigido por Gil Mendes, Mauro Marques e Paulo Sena, a encenação constrói uma série de movimentos que abordam as dúvidas e inseguranças do homem contemporâneo, como o medo e a culpa.

O público vai acompanhar as histórias, divididas em seis cenas, interpretadas pelos dançarinos por todo o espaço físico da Casa Porto. O objetivo é tornar ainda mais incrível a experiência para a plateia ao acompanhar as emoções e histórias vividas por cada personagem.

"Queríamos que o público também se movesse, literalmente, para juntos pensarmos sobre quem são aqueles corpos, aquelas impressões e aquelas memórias", afirmou Paulo Sena, que também é dramaturgo e diretor artístico da In Pares.

Emoções

Para Gil Mendes, o trabalho é uma grande investigação sobre as emoções humanas. "OCO nos levou às inquietações mais íntimas e perturbadoras do homem, tangenciando os traumas, as dores, a fé, as paixões, os suicídios simbólicos desse sujeito à margem. Investigamos esses vários vazios", explicou.

Horário

Além das questões existenciais, o espetáculo propõe um novo horário para algumas das sessões, ao meio-dia. "Aproveitar esse horário em que as pessoas estão transitando no Centro, entrando ou saindo do almoço, é dar opção às pessoas a um pouco mais de arte em seu cotidiano, não somente para refletir sobre suas próprias vidas e escolhas, mas também prestigiar um trabalho artístico de uma companhia capixaba", disse Mauro Marques, um dos bailarinos da mostra.

A entrada para o espetáculo é gratuita, e os espectadores precisam retirar os ingressos sempre 1 hora antes de cada apresentação. Por ser um espaço alternativo, a entrada para cada sessão é limitada para 30 pessoas. Caso exista demanda, a companhia poderá fazer uma sessão extra, com apresentações que serão realizadas 30 minutos após o fim de cada sessão.

SERVIÇO
OCO - IN PARES Cia de Dança
Estreia: 14 de junho, sábado, às 19 horas
Sessões: 15 de julho (domingo), às 18 horas; dia 19 (quinta-feira), às 12 horas; dia 20 (sexta-feira), às 12 horas; dia 21 (sábado), às 12 e 19 horas; e dia 22 (domingo), às 18 horas.
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico
Entrada gratuita (30 ingressos por apresentação retirados uma hora antes)
Classificação: 16 anos

Voltar ao topo da página