Notícias

Casa Porto e Mucane participam da 16ª Semana de Museus

Publicada em 15/05/2018, às 08h51

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Casa Porto reformada
Casa Porto integra a programação da 16ª Semana de Museus

Os museus são espaços para o fomento de cultura, ideias, além de socialização e aprendizado. Com o tema "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos", o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) apresenta até o dia 20 de maio 3,2 mil eventos em 489 cidades de 26 estados, dentro da programação da 16ª Semana de Museus.

Em Vitória, dois equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) participam do evento: a Casa Porto das Artes Plásticas e o Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane).

Casa Porto das Artes Plásticas

Espaço voltado para as artes visuais e contemporâneas, a Casa Porto preparou atividades de formação, uma feira coletiva de arte e uma exposição.

"Fonte" - Coletivo Pêndulo
Exposição que tem como elemento central algo muito simples, necessário e cotidiano e, por isso mesmo, cheio de possibilidades: a água. O trabalho foi contemplado no Edital de Seleção de Projeto de Ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas, ano 2017/2018, Categoria I - Exposição Artística, e é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
Quando: até 2 de junho. Terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e sábado, das 10 às 14 horas.

Mercado Casa Porto
Feira de arte que tem o objetivo de colaborar com a visibilidade e a comercialização da produção artística e obras de arte no município de Vitória.
Quando: 18 e 19 de maio, sexta e sábado, das 15 às 19 horas

Memória e Cidade: relações entre patrimônio e significações de espaço de arte
Oficina destinada a grupos de famílias, com atividades práticas que discutem o espaço da arte na cidade.
Quando: 26 de maio, sábado, das 14 às 18 horas

Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" - Mucane

Espaço de resistência, memória e fomento da cultura afrodescendente, o Mucane apresenta uma programação com mesa redonda e oficinas, além de exposição.

Leonardo Silveira
Exposição UJUZI no MUCANE - Museu Capixaba do Negro
Exposição "Ujuzi", no Mucane, tem a proposta de aproximar o público das principais linguagens africanas

UJUZI: Conhecimento é Poder - Coletivo Uhuru
A exposição tem a proposta de aproximar o público das principais linguagens africanas através do grafite, vídeo mapping, artes plásticas e simbologias africanas.O trabalho foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projeto de Ocupação do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas”- Mucane, ano 2017/2018, Categoria I - Exposição Artística, e é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
Quando: até 14 de julho. Terça a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e sábado, das 10 às 14 horas.

Práticas vivenciais: corpo, imagem, memória e cidade
Encontro com Anielle Paola de Paula Lopes, graduanda em Artes Plásticas (Ufes), e Rebeca dos Santos Ribeiro, graduanda em Artes Plásticas (Ufes).
Quando: 16 de maio, quarta-feira, das 14h30 às 18 horas.

Espelhos: Identidades e Representatividades, através de Bonecas Artesanais
Oficina de bonecas artesanais, com a artesã Jupiara Silva, que tem a proposta de tratar de questões ligadas ao recorte étnicorracial por meio da confecção de bonecas artesanais negras. Projeto contemplado no Edital de Seleção de Projeto de Ocupação do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), ano 2017/2018, Categoria II - Ação Cultural.
Quando: Quando: 17 a 19 de maio, quinta a sábado. Obs: vagas esgotadas.

Dança afroacontemporânea
Oficina com o Coletivo Emaranhado, que elabora uma fusão de linguagens da dança. Projeto contemplado no Edital de Seleção de Projeto de Ocupação do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), ano 2017/2018, Categoria II - Ação Cultural.
Quando: 19 de maio, sábado, das 8 às 13 horas.


Voltar ao topo da página