Notícias

Casa Porto apresenta artes e ecoprodutos feitos por pessoas em situação de rua

Publicada em 04/06/2019, às 18h25 | Atualizada em 04/06/2019, às 18h51

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Guiomedce Paixao
boomerangue escola da vida porta retrato abril
Assistidos confeccionam variados produtos a partir de materiais recicláveis durante oficinas na Casa Porto

Quem aprecia criatividade, sustentabilidade e empreendedorismo precisa participar do lançamento do Colab Boomerangue, nesta sexta-feira (7), na Casa do Porto.

A partir das 17 horas, os três conceitos estarão ao alcance do público por meio de ecoprodutos artesanais, todos confeccionados por pessoas em situação de rua atendidas na Escola da Vida, em um fim de tarde que contará com música, poesia, fotografia e outras artes. A entrada é gratuita.

Todos os produtos em exposição foram feitos manualmente a partir de materiais recicláveis, como retalhos de tecidos, papelão, cordas, caixas de leite e linhas. São bolsas, agendas, porta-retratos, moleskines, cadernos, quadros e molduras.

"Teremos uma tarde com múltiplas linguagens, com muita interação social e cultural. Além disso, os visitantes serão recebidos pelas pessoas que produziram as peças e terão acesso a suas histórias de vida e todo seu potencial criativo, habilidades e talentos", diz o artista Diego Cavaleiro Andante, um dos organizadores do evento.

Durante os dias 11, 12, 13, 14, 18 e 19 de junho, a exposição "Boomerangue" estará disponível para visitação na Casa Porto.

Colab Boomerangue

Divulgação Semc
Boomerangue

"O Colab Boomerangue é uma proposta de produção e comercialização colaborativas. A ideia do trabalho cooperativo nasceu das oficinas de verão realizadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), também ligado à Semas", lembra o gerente da Escola da Vida, Luiz Melo.

Na época, Diego e a artista Júlia Tedesco conduziram as oficinas de criação Linguagens Poéticas, de fotografia e grafite em stencil, Bordoando, de bordados sobre papel e tecido, e Cartmão, de trabalho sobre papelão e tetrapac, que resultaram no Colab Boomerangue.

Os assistidos apresentaram o desejo de se organizar coletivamente para produzi, gerar renda e conquistar autonomia financeira.

Desde o mês de março, com aulas 100% práticas, os assistidos aprimoraram as técnicas de confecção e acabamento e adquiriram noções de empreendedorismo, produção e comercialização das mercadorias.

"A ideia surgiu deles. A Escola da Vida viabilizou o ambiente de criatividade e colaboração entre eles, fomentando a economia criativa como forma de geração de renda e transformação social", diz Luiz Melo.

Visibilidade

"Com a exposição, você poderá acompanhar o registro fotográfico que retrata o desenvolvimento do Colab e o processo de produção das peças, uma série de cartazes poéticos que tratam sobre a visibilidade e a garantia dos direitos da pessoa vivendo em situação de rua, e o projeto "Visceral – Desatando nós para construção de uma nova prática saudável de vida", que apresenta imagens e poesias que ilustram os principais desafios que a população em situação de rua precisa superar no seu cotidiano", disse a coordenadora da Casa Porto, Kênya Lyra.

Serviço
Lançamento do Colab Boomerangue

Exposição e venda de ecoprodutos, além de música, poesia e fotografia
Quando: sexta (7 de junho), às 17 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas, na Praça Américo Poli Monjardim, 66, Centro Histórico de Vitória
Entrada gratuita

Voltar ao topo da página