Notícias

Casa do Cidadão ganha grafite que alerta sobre direitos humanos e do consumidor

Publicada em 11/10/2017, às 12h31

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Grafite Casa do Cidadão
Grafite nas paredes externas da Casa do Cidadão destaca questões ligadas aos direitos humanos
André Sobral
Grafite Casa do Cidadão
Intervenção artística colore uma área de 100 metros: gestores, jovens e artistas participaram da entrega do grafite

A Casa do Cidadão recebeu um novo colorido das mãos do grafiteiro Jânio Evangelista Guimarães. Uma área de quase 100 metros quadrados foi grafitada para chamar a atenção da população e, principalmente, dos jovens da capital para a importância de manter uma postura consciente e sustentável diante das ofertas de consumo e de ter ações afirmativas para garantia dos seus direitos humanos.

A intervenção artística foi inaugurada nesta última terça-feira (10), com direito a roda de conversa com jovens da capital. Foram discutidos o direito do consumidor e o comportamento da juventude diante dos apelos de consumo.

Durante a inauguração, a secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, disse que o evento representava um marco. "O exercício do direito do consumo é um exercício de cidadania. O Procon vem trabalhando a promoção e a educação para o consumo, mostrando que é mais do que um órgão de fiscalização. O Procon tem um papel grandioso nesse processo de instrução do direito".

Arte

A secretária destacou ainda que a arte expressada nas paredes da Casa do Cidadão representava muito mais do que um grafite. "Agora, todas as pessoas que passarem por esse espaço vão reconhecer que aqui é uma casa de direitos. Por isso, tem a representação de Zumbi dos Palmares – que dá nome à Casa do Cidadão -, por sua luta pela liberdade do povo negro. É a conscientização por meio das artes".

Para a gerente do Procon Municipal, Herica Correa Souza, a proposta é aproveitar todas as oportunidades para abordar temas de relevância para que os jovens se comportem de forma consciente, justa, responsável e sustentável nas suas relações de consumo e, principalmente, conhecedores de seus direitos e deveres básicos e fundamentais, nos quais se inclui o direito do consumidor.

Na avaliação da coordenadora de Políticas e Direitos da Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Aline Passos, a manifestação cultural é importante para afirmação da cidadania, bem como uma forma de conscientização sobre a influência do consumo na vida dos nossos jovens.

André Sobral
Grafite Casa do Cidadão
André Sobral
Grafite Casa do Cidadão

Voltar ao topo da página