Notícias

Casa do Cidadão divulga lista atualizada de 4,2 mil documentos perdidos

Publicada em 09/01/2017, às 07h00 | Atualizada em 17/04/2017, às 15h47

Por Patrícia Arruda, com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Alunos da 8ª série mostrando documentos pessoais
Documentos como Carteira de Identidade e CPF podem ser encontrados na Casa do Cidadão

Documentos de mais de 4,2 mil pessoas estão à espera de seus donos na Casa do Cidadão, em Itararé. Somente em dezembro de 2016, cerca de 75 novos documentos foram entregues no local. A lista atualizada já está disponível para consulta

Podem ser encontrados itens diversos, como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e certidões de Nascimento e Casamento.

Segundo a gerente da Casa do Cidadão, Juliana Sardenberg, no período de férias aumenta ainda mais o número de documentos deixados no setor. "Recebemos uma média de 30 documentos por mês, mas, neste período do ano, este número dobra. As pessoas estão mais distraídas curtindo as férias, deixam o documento cair e não percebem. Antes de solicitar a segunda via, vale a pena conferir se ele está aqui na Casa do Cidadão", orienta.

Recuperação do documento

Para saber se o item se encontra no serviço de documentos perdidos da Casa do Cidadão, basta olhar a relação no portal da Prefeitura, ir pessoalmente até a Casa do Cidadão ou ligar para o telefone 3382-5515.

Para buscar o documento, o cidadão deve comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, e apresentar qualquer outra identificação. Já para os menores de 18 anos, ele é entregue a pai ou mãe, mediante apresentação de documento que comprove o parentesco.

Segundo Sardenberg, a Casa do Cidadão já se tornou referência para quem perde ou encontra um documento. "No ano passado, 97 documentos foram devolvivos para seus donos. O número ainda é pequeno se comparado à quantidade de documentos que chegam no setor, mas, cada vez mais, as pessoas têm procurado o serviço".

Serviço

Centro Integrado de Cidadania (CIC) – Casa do Cidadão
Endereço: avenida Maruípe, nº 2.544 – Itararé
Funcionamento: de segunda a sexta, das 12 às 19 horas
Telefone: 3382-5515


Voltar ao topo da página