Notícias

Carro roubado é recuperado em 6 horas com ajuda do Cerco de Segurança da PMV

Publicada em 12/11/2018, às 18h27 | Atualizada em 12/11/2018, às 18h27

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Ciom
Cerco inteligente
Uno foi recuperado com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança nesta segunda-feira (12)

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar mais um carro com restrição de furto e roubo, nesta segunda-feira (12). Um Uno Preto que havia sido roubado às 11 horas foi recuperado por agentes da Guarda Municipal de Vitória às 17 horas na Vila Rubim.

Após ser roubado na Praia do Canto, a placa do veículo foi inserida no sistema, que recebeu o alarme quando o carro saiu em direção a Vila Velha ou Cariacica pela Segunda Ponte.

No final da tarde, o mesmo voltou pela Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes), acionando assim o alarme na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom). As informações foram repassadas para abordagem pela Guarda Municipal, cuja equipe abordou o suspeito após ele fazer compras em um supermercado da Vila Rubim. Ele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Ocorrência de sábado

No sábado (10), um Ford Fiesta com restrição de furto e roubo passou pela barreira do Cerco Inteligente de Segurança na Terceira Ponte. O veículo foi abordado na avenida Nossa Senhora da Penha, e o suspeito e o veículo foram encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Balanço

Com mais esses dois carros, são 75 veículos recuperados com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança, que entrou em funcionamento há 207 dias.

Sobre o sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), que solicita a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página