Notícias

Carnaval: mulheres vítimas de assédio devem denunciar

Publicada em 24/02/2017, às 14h33

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
Cavvid
Mulheres vítimas de assédio podem ligar para o telefone 180 e fazer a denúncia

A partir desta sexta-feira (24), milhares de foliões vão curtir o Carnaval. Serão, no mínimo, quatro dias de muita música e alegria. Mas, além da diversão, o que muita gente quer também é paquerar.

Mas, nessa hora, é importante que haja respeito na hora de abordar o parceiro ou a parceira para que a diversão não acabe antes da Quarta-Feira de Cinzas.

A gerente de Políticas de Promoção de Gênero da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Lorena Padilha Pereira, alerta que, muitas vezes, por conta do clima de folia e aglomeração, as pessoas acabam perdendo a linha, e o que era para ser uma paquera, acaba se transformando em assédio.

E é exatamente nesse período que o número de denúncias de assédio cresce. As mulheres são sempre as maiores vítimas. Os casos mais comuns são de homens que tentam beijá-las a força e se aproveitam da multidão para tentar um contato físico. Para evitar esse tipo de situação, Lorena dá as dicas para que todos tenham um Carnaval sem violência. "Pode chamar para dançar junto, por exemplo. Mas se ela não quiser, tem que aceitar e continuar curtindo a folia numa boa", orientou.

Fantasia

Outra orientação é em relação ao uso das fantasias. "O fato de a mulher estar vestida com determinada fantasia não significa que ela pode ser assediada", alertou Lorena.

Denúncia

A gerente lembra ainda que as mulheres que forem vítimas de assédio podem procurar a delegacia mais próxima e fazer o boletim de ocorrência. Além disso, pode ligar para o telefone 180 e fazer a denúncia.


Voltar ao topo da página