Notícias

Carnaval de Vitória: turismo, trabalho, renda, beleza e muita criatividade

Publicada em 02/02/2018, às 14h43

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Carnaval 2017 - Escola de Samba MUG
Luxo e criatividade vão tomar conta da avenida nos desfiles das escolas de samba
Carlos Antolini
Carnaval 2017 - Escola de Samba Boa vista
Carnaval deste ano contará com o desfile de 18 agremiações

A folia no Brasil começa aqui. A festa na avenida está garantida. Além da criatividade e da alegria no Sambão do Povo, os desfiles das escolas de samba garantem renda e ocupação para muita gente. 

Segundo levantamento do Observatório do Turismo, no Carnaval de 2017, as agremiações contrataram 1.124 empregados, contando com a ajuda de 674 voluntários, e gastaram para realizar o espetáculo cerca de R$ 7,13 milhões.

A folia contou com 17.674 foliões desfilando em 15 escolas, público estimado de 60 mil pessoas e R$ 13 milhões em movimentação financeira durante o evento, além de 61,5% de ocupação hoteleira nos dois dias de desfiles.

Desfiles

Os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2018 começam nesta sexta-feira (2), às 21 horas, no Sambão do Povo, com a apresentação de sete escolas de samba do Grupo A. A campeã garantirá vaga no Grupo Especial no próximo ano, desfilando no sábado.

Os desfiles seguirão a seguinte ordem: Tradição Serrana, Barreiros, Rosas de Ouro, Imperatriz do Forte, São Torquato, Chega Mais, Chegou o que Faltava, Império de Fátima e União Jovem de Itacibá. Confira abaixo os enredos de cada agremiação:

Tradição Serrana 
Enredo: "Abaixo a opressão…Tradição canta ao Rei dos Palmares".
Barreiros:
Enredo: "Se Deus é brasileiro... É Capixaba e pintou Piúma!"
Rosas de Ouro
Enredo: “Espírito Santo, o Filho Mestiço Deste Gigante Chamado Brasil”
Imperatriz do Forte
Enredo: "Sou Imperatriz, sou Capixaba com fé"
São Torquato
“Mulher Independente, capitoa a comandar. Luísa Grinalda a independentes vai cantar!”
Chega Mais
Enredo: "Sertão. Sol, seca e alegria… A saga de um povo valente, festeiro, e lutador"
Chegou o que Faltava
“Pra Nivelar a Vida em Alto Astral. Nobre Pérola, Jovelina”
Império de Fátima
Enredo: "O tigre encontra o leão no lugar que eu sempre quis! Na avenida meu irmão, vou abraçar. Viver a igualdade e ser feliz!"
União Jovem de Itacibá
Enredo: "A União anuncia é Primavera"
André Sobral
Desfile da Escola de Samba Novo Império - Campeã do Grupo A do Carnaval 2016
Beleza e descontração vão marcar os desfiles das agremiações
Leonardo Silveira
Carnaval 2016 - Público na arquibancada
Público vai lotar as arquibancadas do Sambão para assistir aos desfiles

Grupo Especial

As escolas de samba do Grupo Especial prometem um show de cores, luxo e criatividade na luta pelo título, no Sambão do Povo. O primeiro sinal verde será para a Andaraí e, seguindo a ordem, Novo Império, Unidos da Piedade, Boa Vista, Mocidade Unida da Glória (MUG), Pega no Samba e Unidos de Jucutuquara.

O tempo de desfile de cada escola na avenida será de, no mínimo, 50 minutos, e, no máximo, de 60 minutos. A última colocada descerá para o Grupo A em 2019, desfilando na sexta-feira.

Depois, vão se apresentar Independente de Eucalipto e a Mocidade da Praia, pelo Grupo de Acesso. Confira abaixo os enredos:

Andaraí
Enrero: "Quem conta um conto, aumenta no ponto com a certeza de quem viu. Mas não leve tão a sério, é 1° de Abril"
Novo Império
"No vai e vem do mar, lá se vão 100 anos do sindicato dos estivadores"
Unidos da Piedade
"Pra não dizer que eu não falei das flores"
Boa Vista
“Sou Boa Vista, sou Madiba, o campo de igualdade que ecoa no centenário do Mandela”
MUG
"Entre Confetes e serpentinas, uma paixão sem igual... olhares que se cruzam, bocas que se beijam... amores de carnaval”
Pega no Samba
“Na celebração do chocolate a locomotiva dá um show”
Jucutuquara
“Ambrósio, o imortal”
Independente de Eucalipto
Enredo: enredo "Eucalipto toca no seu rádio de novo
Mocidade da Praia
Enredo: "Deu bola na rede, Deu samba no pé!"

Julgamento

As escolas vão ser julgadas por uma equipe de 27 jurados de São Paulo, divididos em três cabines ao longo do Sambão do Povo, e que terão a missão de avaliar, com notas que vão de nove a dez, com a variação de uma casa decimal, nove quesitos: bateria, samba de enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. A apuração acontecerá na próxima quarta-feira (7), às 15 horas.

SERVIÇOS

Ônibus

Os foliões poderão contar com um esquema especial de ônibus elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) para voltar para casa.

A partir da zero hora dos dois dias de desfiles, as viagens extras criadas especialmente para o Carnaval de Vitória 2018 terão início e vão até o fim da demanda, no final da madrugada. O ponto de ônibus provisório ficará no canteiro central que fica antes da rodoviária de Vitória, no sentido Santo Antônio - Centro, na avenida Robert Ewald.

Fiscais da Setran ficarão no ponto orientando os passageiros e planejando, junto com os motoristas dos coletivos, os itinerários dos carros, de acordo com os destinos dos passageiros e quantidade de demandas.

Além dos ônibus extras, os coletivos noturnos, também conhecidos como “bacurau”, vão funcionar normalmente, por meio das linhas 130, 160 e 210, passando nas proximidades do Sambão.

Táxis

A Setran definiu ainda dois locais para pontos de táxis: um na altura do Carmélia e outro na área de dispersão do Sambão, em frente ao antigo Cais do Hidroavião. Serão 20 vagas de táxis em cada um dos pontos.

Os serviços estarão disponíveis a partir das 20 horas, tanto na sexta-feira (2) quanto no sábado (3) . Os fiscais da Setran estarão a postos para orientar os passageuros e garantir a qualidade dos serviços.

Segurança

Noventa e oito agentes de proteção comunitária e 116 agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão distribuídos, nos dois dias de folia, nos principais pontos de acesso ao Sambão, áreas de revista e diversos setores, proporcionando segurança a todos que forem à festa. A unidade móvel de videomonitoramento da Guarda também estará presente no evento.

Limpeza

Para os dois dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) preparou um mutirão de limpeza para a área externa do Sambão. No sábado (3), três equipes com dois caminhões-pipa, dois caminhões compactadores e um caminhão-baú farão a limpeza do entorno do complexo e da orla da baía.

Já no domingo (4), serão quatro equipes e mesmo número de veículos para deixar a área externa do local limpa.

Ambulantes

Fora da área do Sambão do Povo, os fiscais de posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) vão organizar o comércio ambulante para evitar que profissionais não cadastrados atrapalhem a passagem de pedestres ou comercializem produtos não autorizados. Dentro do complexo, a atuação dos ambulantes ficará sob a responsabilidade da Liga que organiza o carnaval, a Liesge.

Marcos Salles
Carnaval 2015 - Táxis estacionados próximos ao Sambão do Povo
Ponto provisório de táxis será instalado para ajudar foliões a voltar para casa
Wilbert Suave
Carnaval 2016 - Unidos da Piedade
Carnaval promove oportunidades de turismo, trabalho e renda na cidade

Voltar ao topo da página