Notícias

Carnaval de Vitória: foliões receberam preservativos e orientações no Sambão

Publicada em 05/02/2018, às 13h54 | Atualizada em 05/02/2018, às 14h02

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Divulgação e distribuição de preservativos no Sambão do Povo
Equipe do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis fez ação de conscientização no Sambão do Povo

O Carnaval é a época do ano mais esperada pelos foliões. Pessoas do mundo inteiro entram no clima de alegria e diversão. Por isso, é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde, principalmente, com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).

A fim de manter a alegria após a Quarta-Feira de Cinzas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Crist´s), realizou uma ação de conscietização e prevenção no Carnaval de Vitória, no Sambão do Povo, neste último final de semana. 

As pessoas receberam o kit "Balada Folia de Prevenção". Foram distribuídos 34.734 preservativos masculinos, 3,5 mil unidades de preservativo femininos e 8.812 unidades de gel lubrificante. Os foliões também receberam fio dental, creme dental e escova de dente.

A medida visa chamar a atenção da população e evitar a transmissão de IST´s. "Os cuidados que ajudam a garantir uma folia sem lembranças desagradáveis são necessários. O uso de preservativo é essencial, pois previne Aids, hepatites, sífilis e outras IST´s", explica o diretor do Crist´s, Lauer Sardenberg Marinho.

Segundo ele, a ação faz com que as pessoas fiquem mais atentas e procurem os serviços de saúde. "Por conta da abordagem, as pessoas sempre procuram os serviços nas semanas seguintes ao Carnaval. Dizem que ouviram nossas explicações e resolveram fazer os testes rápidos", ressaltou.

Foliões aprovam ação

André Sobral
Divulgação e distribuição de preservativos no Sambão do Povo
Foliões receberam preservativos no Sambão e aprovaram a iniciativa preventiva

As moradoras de Linhares Monique Gomes, de 25 anos, e Alessandra Corrêa Gomes, de 45 anos, parabenizaram a ação da Prefeitura de Vitória. "É sempre bom lembrar às pessoas que elas se previnam. Muitas vezes, no calor da emoção, elas esquecem o mais importante: usar preservativo", disse Monique.

O folião Gilberto Graci de Barcellos, morador de Vila Velha, afirma ser uma atitude de extrema importância. "As pessoas são esquecidas e só lembram de se prevenir depois que acontece algo", disse.

Impermeabilidade

A impermeabilidade dos preservativos é um dos fatores que preocupam os usuários. Entretanto, a rede municipal só distribui camisinhas que têm comprovação de sua qualidade. Elas são impermeáveis e, quando utilizadas de forma correta, não há perigo de rasgar ou mesmo furar.

Entretanto, o Ministério da Saúde recomenda não guardar o preservativo por muito tempo na carteira ou em locais inapropriados, como em porta-luvas de carro, pois, devido ao calor excessivo, pode danificar o látex. O ideal é deixar o preservativo em lugares frescos em casa e sempre levar a camisinha cada vez que for sair.

"Os parceiros devem dialogar sobre a importância da camisinha e, assim, compreender verdadeiramente que o uso não impede o prazer, ao contrário, possibilita o sexo seguro, que traz tranquilidade para curtir os bons momentos, sem preocupação e sem consequências indesejáveis", alertou Lauer Sardenberg Marinho.


Voltar ao topo da página