Notícias

Carnaval: campanha alerta sobre trabalho infantil e abuso sexual

Publicada em 09/02/2018, às 07h30

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Campanha Educativa contra o trabalho infantil e exploração sexual de menores
Equipe da Semas fez campanha de conscientização no Sambão do Povo
Foto Divulgação
Campanha Educativa contra o trabalho infantil e exploração sexual de menores
Abordagens vão chamar a atenção das pessoas para os riscos relacionados ao trabalho infantil

A festa mais popular do Brasil é feita para brincar, e esse clima de folia tem que valer especialmente para crianças e adolescentes. Para que o Carnaval seja mesmo só alegria, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vão fazer uma campanha educativa de combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de menores.

A ação já foi realizada com sucesso no desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória, nas imediações do Sambão do Povo, no final de semana passado. Desta vez, o local escolhido para a abordagem aos foliões foi o Centro de Vitória, nestes sábado (10) e domingo (11).

"Queremos alertar as pessoas para os riscos que algumas formas de trabalho, como o de vendedor ambulante, representam para a saúde, para a segurança e até para a formação das crianças e dos adolescentes. Algumas atividades expõem esse público a situações como exploração e abuso sexual e tráfico de entorpecentes", explica a coordenadora do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), Luciana Gatti.

Disque 100

Além disso, a abordagem vai reforçar a ferramenta de denúncia acessível a toda população: o Disque 100. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.

Panfletagem

A campanha será realizada com a distribuição de panfletos e abordagens. Para as equipes do Seas, ao chamar a atenção para os riscos relacionados ao trabalho infantil - que muitas pessoas ainda não conhecem -, a campanha contribui para o combate às violações de direitos que têm comprometido as famílias e, sobretudo, a infância.

Participam da campanha, além do Seas, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE) e o Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti).

Locais da campanha

  • Sábado (10) - Regionalzinho, das 15 às 17 horas, no Parque Moscoso
  • Domingo (11) - Regional da Nair, das 9 às 12 horas, no Centro Histórico

Voltar ao topo da página