Notícias

Carnaval 2018: shows na Costa Pereira, matinês e blocos animarão foliões

Publicada em 05/02/2018, às 17h17 | Atualizada em 06/02/2018, às 17h45

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Carnaval na praça Costa Pereira
Shows vão animar o público na praça Costa Pereira, no Centro Histórico
Samuel Vieira
Banda Guardiões do Corso, na Pça Oito - Carnaval 06-03-2011
Banda Guardiões do Corso vai animar a folia com um repertório de marchinhas no sábado (10)

Após os desfiles das escolas de samba, agora é a vez do Carnaval oficial. A folia em Vitória acontecerá no Centro Histórico. O local, que reúne nostalgia e história, será palco do agito. A proposta é de uma festa que flerta com a tradição dos antigos carnavais e um evento para toda família.

A programação deste ano acontece no sábado (10), domingo (11) e segunda (12). Os três dias de folia terão shows de samba, marchinha, samba-rock, blocos de rua, além das tradicionais matinês, que acontecem no Parque Moscoso e nos bairros Ilha das Caieiras e Goiabeiras.

Matinês

As crianças e seus familiares encontrarão diversão, brincadeiras e muita música nas matinês com o espetáculo "Respeitável Público" (da Ratimbum), que traz vários números circenses, e a "Claws Banda", que mistura música e brincadeiras.

As apresentações acontecerão, das 9 às 13 horas, no sábado (10), na praça do Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras; no domingo (11), na praça Três de Maio, em Goiabeiras; e segunda (12) e terça (13), no Parque Moscoso, no Centro.

Divulgação Semc
Derengos
Banda Derengos será uma das atrações na praça Costa Pereira, no domingo
Imagem Divulgação
Samba Sim
Quem abre os festejos na segunda-feira (12) é a banda Samba Sim

Praça Costa Pereira

Samba, marchinha, frevo e samba-rock, entre outros gêneros musicais, vão dar o tom da folia na praça Costa Pereira e tornar o Carnaval da cidade mais plural e divertido. A programação de shows vai acontecer das 15 às 22 horas e tem como principal destaque a reunião entre a tradição e os novos nomes.

No sábado (10), quem abre a programação é o projeto Pindorama, do DJ Gustavo Txai, com uma mistura de ritmos brasileiros. O projeto irá abrir todos os dias do evento e divertir o público durante os intervalos.

Na sequência, a Orquestra Urbana apresenta um repertório variado em forma de marchinha. O projeto Feijoada traz o samba-rock para a praça. Fechando a programação do primeiro dia, o Guardiões do Corso anima a folia com um repertório de marchinhas.

No domingo (11), a festa começa com o projeto Pindorama. Em seguida, a banda Caixadá vai levar para o palco da Costa Pereira grandes sucessos do pop nacional, em versões carnavalescas. Depois, o samba-rock autoral da banda Derengos promete não deixar ninguém parado. Fechando a noite, a energia e suingue do Bloco Bleque.

Na segunda-feira (12), logo após o projeto Pindorama, o samba dá o tom da folia. Quem abre os festejos é a banda Samba Sim. Na sequência, Dennise Pontes leva seu trabalho autoral para os foliões. Encerrando a festa, a banda Fanfarra traz o clima dos antigos carnavais com uma série de marchinhas para alegrar o público.

Blocos de rua

Os blocos também estarão levando alegria para os foliões. "Pela Donas do Centro" já sai nesta quarta-feira (7), no Centro de vitória, das 18 às 21 horas.

No sábado (10), o Bekoo das Pretas faz sua estreia, das 15 às 19 horas, no Centro. No domingo (11), o Regional da Nair enche de alegria e cores a avenida Beira-Mar, no Centro, das 11 às 15 horas. Também no domingo, das 9 às 11 horas, o bloco Magrelas Voadoras sai do quiosque 2 de Camburi em direção ao Centro.

Na segunda-feira (12), o Bloco Bleque vai – literalmente – colocar o bloco na rua e desfilar na avenida Jerônimo Monteiro, das 15 às 19 horas. Na terça-feira (13), o bloco Amigos da Onça, das 15 às 19 horas, percorre a tradicional a rua Barão Monjardim, em que está localizado o Parque da Gruta da Onça.

Além dos blocos que saem no Centro de Vitória, o bairro Goiabeiras recebe no sábado (10) o bloco do Bairro Goiabeiras, que desfila das 15 às 19 horas. Em Jardim Camburi, no domingo (11), das 16 às 19 horas, o Tô Baby promete animar a criançada.

Essência

"O Carnaval de rua é a essência da festa. É o elemento popular criando a identidade de quem o produz, na busca da alegria, do festejo, da comemoração. Das matinês espalhadas pela cidade, dedicadas à criançada, aos shows da tradicional praça Costa Pereira e aos blocos de rua, tudo se resume numa grande festa, cuja essência e destino são um só: o público, a população, sempre pronta a fazer do evento um momento de beleza, partilha e felicidade", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Carlos Antolini
Matinê
Matinê de Carnaval vai animar a criançada na praça Costa Pereira na segunda e na terça
Imagem divulgação
Bloco Regional da Nair
Bloco Regional da Nair vai animar os foliões no Centro no domingo (11)

Voltar ao topo da página