Notícias

Caps Infantojuvenil comemora 10 anos com atividades lúdicas e integração

Publicada em 05/09/2017, às 12h41 | Atualizada em 05/09/2017, às 12h41

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Dia de esporte, caps adi, são pedro
Capsi atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) de Vitória, em Bento Ferreira, completa 10 anos nesta terça-feira (5). Para celebrar a data, as equipes do espaço irão ofertar atividades lúdicas para crianças e adolescentes que usam o serviço. 

Ao longo deste mês, a rotina dos atendimentos será permeada na construção coletiva do "Painel de Significados", do "Mural Criativo" e da "Árvore Histórica", entre outras ações que visam integrar usuários, familiares e profissionais.

Público-alvo

O Capsi atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, com transtornos globais do desenvolvimento, os que apresentam problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, além dos que apresentam risco de suicídio ou vivenciam situações de crises.

Os trabalhos visam ao restabelecimento da inserção social e à manutenção de vínculos familiares e sociais, numa lógica antimanicomial.

Pioneiro

O Capsi de Vitória foi o primeiro - e até há alguns meses era o único - Caps infantojuvenil do Estado, tornando-se referência para casos de grave adoecimento psíquico de crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de atenção psicossocial do município de Vitória.

Trata-se de um serviço aberto, composto por equipe multidisciplinar, que realiza diversas modalidades de atendimentos: individual, em grupo, atendimento às famílias, oficinas terapêuticas e atividades culturais.

Acesso

A família deve, preferencialmente, procurar a unidade de saúde de seu bairro para acolhimento e avaliação. Essa equipe avalia também se há necessidade de encaminhamento ao Capsi. Os casos que chegam diretamente ao local são acolhidos e avaliados.

Funcionamento

O Capsi funciona das 7 às 19 horas, na rua Amélia da Cunha Ornelas, nº 431, Bento Ferreira.


Voltar ao topo da página