Notícias

Caps Ilha celebra 21 anos de história com festa e muita emoção

Publicada em 08/12/2017, às 15h52

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Aniversário do Caps Ilha
Usuários e profissionais do Caps participaram de uma festa para celebrar os 21 anos de funcionamento do local

Com festa, músicas e alegria, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps – Ilha), localizado na Ilha de Santa Maria, celebrou nesta sexta-feira (8) 21 anos de funcionamento.

Cerca de 120 pessoas, entre usuários e colaboradores, participaram de um almoço especial, com direito a bolo e parabéns. Eles dançaram e cantaram ao som do cantor Chico Hoschen. O grupo musical do Caps, com músicas autorais, também se apresentou no evento, que ainda contou com roda de dança, maquiagem e sorteio de uma cesta natalina.

Para a diretora do Caps Ilha, Jociane Penha da Silva, foi mais um momento de promover a integração. "Passamos aqui momentos bons e ruins, compartilhamos lágrimas e emoções, e hoje é mais um momento bom, dia de celebrar".

Relatos e experiências

A maquiadora Cássia Fraga está no Caps há pouco mais de um ano. Fez o curso de maquiagem oferecido pela Prefeitura de Vitória no início do ano e coloca o aprendizado em prática nas ações do grupo. Moradora da Ilha de Santa Maria, ela disse que o Caps é sua família. "Eu não tenho família, a minha família é esta aqui. Eu era agressiva e antissocial. Aqui fiz amigos, sou querida e feliz".

Frequentadora do Caps há mais de 10 anos, Denise Nunes hoje trabalha no grupo de geração de renda fazendo artesanatos, como toalhas, bordados, fita de cabelos e outros produtos. "Eu era muito depressiva antes de entrar aqui. O Caps me ajudou e hoje tenho uma estabilidade emocional".

André Sobral
Aniversário do Caps Ilha
Lorrana Kimberly disse ter encontrado no Caps uma nova forma de olhar o mundo

Lorrana Kimberly, de 24 anos, disse ter encontrado no Caps uma nova forma de olhar o mundo e melhorar sua vida. "Estou aqui há dois anos, tenho aprendido a lidar com muitas coisas e pessoas".

Cápsula do Tempo

Há dois anos, o Caps Ilha retomou seu atendimento no bairro Ilha de Santa Maria e, para marcar a reinauguração, a terapeuta ocupacional do espaço, Luciana Nazareth, desenvolveu o projeto "Cápsula do Tempo".

É uma caixa contendo uma série de momentos (pessoal, político, social e/ou econômico) escritos pelos usuários, profissionais e visitantes e foi enterrada na ocasião. Ela será posteriormente desenterrada e aberta no ano de 2027, quando serão comemorados os 40 anos da luta antimanicomial.

Para a terapeuta, essa é uma forma de dar oportunidade de os usuários relembrarem o momento que estavam vivenciando. "Muitos dos usuários não conseguem evoluir e se congelam no tempo, esquecendo atos, ações e momentos. Essa é uma oportunidade para eles lembrarem das coisas que viveram aqui".

Caps Ilha

O Caps Ilha oferece atendimento de atenção diária a pacientes adultos com transtornos mentais com idade acima de 18 anos. Possui uma equipe formada por médico psiquiatra, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, técnico esportivo, musicoterapeuta e arteterapeuta.

Desenvolve ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, grupos de atendimentos individuais e familiares. Os principais objetivos são o tratamento, a reabilitação e a reinserção social na sociedade.

Centro de Atenção Psicossocial (Caps - Ilha)
Onde: rua José de Carvalho, 404, Ilha de Santa Maria 
Telefones: (27)3132-5111 / 3132-5110
Horário de atendimento: das 7 às 18 horas

Voltar ao topo da página