Notícias

Campanha Praia Limpa orienta banhistas sobre atitudes corretas na orla

Publicada em 07/01/2019, às 16h23 | Atualizada em 11/01/2019, às 18h50

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Praia Limpa
Campanhia Praia Limpa: conscientização junto aos banhistas para preservação da orla da capital

Com o objetivo de conscientizar os banhistas para conservar a orla da capital, tem início esta semana a 29ª edição da campanha Praia Limpa, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), através da Gerência de Educação Ambiental.

Uma equipe multidisciplinar realizará abordagens educativas nas praias de Vitória visando à sensibilização dos frequentadores sobre a importância do ambiente praial, bem como as atitudes adequadas que cada cidadão deve adotar nesses espaços.

Além das abordagens aos banhistas, serão conscientizados também comerciantes e ambulantes, assim como outros trabalhadores que atuem nas prais, para a adoção de práticas sustentáveis que visam à preservanção da orla e da restinga.

A campanha contemplará quatro temas em 2019: restinga, balneabilidade, resíduos (projeto Vitória Cidade Limpa) e animais em praias (guarda responsável).

Programação

Neste sábado (12), as equipes estarão na Ilha do Frade e, no domingo (13), na praia de Camburi. No dia 19, será a vez da Curva da Jurema e, no dia 20, a equipe retorna à Ilha do Frade. Fechando a campanha, no dia 26, as abordagens acontecerão na Ilha do Boi e, no dia 27, em Camburi.

As abordagens educativas acontecerão das 9 às 13 horas. Também haverá atividades da campanha no estande montado na Arena Procon Vitória, em Camburi, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Exposição

Neste próximo final de semana (dias 12 e 13), a Fundação Pró-TAMAR promoverá uma exposição de tartarugas, que ficará exposta durante todo o final de semana na arena.

Campanha

Yuri Barichivich
Praia Limpa
Praia de Camburi será um dos pontos onde serão realizadas as abordagens educativas

Com o aumento do número de banhistas durante o verão, os ambientes costeiros ficam ainda mais vulneráveis à ação humana. Sendo assim, a Semmam realiza, desde o início da década de 90, a campanha.

Este ano, a campanha foi lançada no Réveillon de Camburi, com a apresentação no telão de um vídeo mostrando a diversidade e a beleza exuberante das praias, que estão protegidas pelo decreto nº 17.342, que cria a Área de Proteção Ambiental Municipal Baía das Tartarugas.

A ação foi uma parceria entre Semmam, Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (CDV), Secretaria de Cultura (Semc) e institutos ECOMARIS e Últimos Refúgios.

Trabalho educacional

"Esse é um trabalho educacional que é feito anualmente para mostrar a quem utiliza as nossas praias as condutas que esperamos de todos os usuários. As praias de Vitória possuem uma extensa faixa de plantação de restinga e, por isso, são preservadas por lei e existe uma fiscalização atuante para reprimir excessos. Apostamos no bom senso e na educação ambiental para informar aos usuários o que pode ou não ser feito na orla", destacou o secretário de Meio Ambiente em exercício, Ademir Barbosa Filho.

Equipes

Da Semmam estarão envolvidos servidores das Gerências de Educação Ambiental, Fiscalização, Controle Ambiental, Pesquisa e Monitoramento de Ecossistema e também Áreas Verdes.

A Secretaria de Saúde (Semus), através do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), e a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), realizarão atividades educativas.

As abordagens também contarão com a participação de alunos da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Parcerias

A campanha Praia Limpa conta com parceria e participação da ONG Avalanche, que fará ações de intervenção urbana nas praias e também na Arena Vitória Verão.

A campanha também contará com as parcerias dos Institutos Ecomaris, Últimos Refúgios, Baleia Jubarte, Instituto de Pesquisa de Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) e Associação dos Moradores e Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (SAMIFRA).

O projeto PEGADA, que é uma organização comunitária não governamental que atua no resgate de animais marinhos e no combate à pesca predatória, também fará parte da campanha.

Matéria relacionada

Verão: Vitória conta com 20 pontos próprios para banho de mar


Voltar ao topo da página