Notícias

Campanha para guarda responsável de animais conscientiza sobre adoção

Publicada em 19/10/2017, às 14h49 | Atualizada em 19/10/2017, às 15h32

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Campanha guarda responsável de animais
Campanha para guarda responsável de animais orienta a população sobre a adoção e os cuidados com os bichos

O projeto de Educação Ambiental para a guarda responsável de animais domésticos entra seu quarto mês e dá continuidade à campanha de sensibilização com o tema "Adoção Responsável".

A ação durará 12 meses e envolverá 11 temas relacionados aos cuidados com os animais domésticos. As atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), através da Gerência de Educação Ambiental, com apoio da Gerência de Bem-Estar Animal e do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental.

"Sempre defendi a bandeira do meio ambiente e bem-estar animal. Foi na minha primeira passagem pela Semmam, no primeiro mandato do prefeito Luciano Rezende, que criamos a Subsecretaria de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, justamente para termos mecanismos legais para realizar um trabalho amplo como esse. E ainda temos muito a fazer", destacou o titular da Semmam, Luiz Emanuel Zouain.

Por que adotar um animal?

Diante de um grande número de animais em situação de rua, muitas vezes abandonados por seus donos, a adoção responsável surge como uma possibilidade real de demonstrar e receber em troca amor verdadeiro. Assim, a adoção visa reduzir a incidência de cães de rua, abandonados e sujeitos a maus-tratos.

Na adoção de um animal doméstico, o tutor não precisa investir dinheiro na aquisição desse pet, visto que, dependendo da raça e do pedigree, o valor de um animal pode ser bem alto.

Outro ponto de destaque é a probabilidade de um animal vira-lata desenvolver doenças genéticas ou ser acometido por alguma enfermidade de causas ambientais ser menor que a de um animal de raça, devido aos vários cruzamentos precedentes, o que dificulta o surgimento de doenças comuns entre raças.

Porém, o fato de adotar um animal vira-lata não anula a possibilidade da adoção também de animais de raça. Muitas vezes, esses animais são abandonados e resgatados para abrigos simplesmente pelo fato do dono deixar de querer o animal porque ele cresceu, por ter algum problema de saúde, por ter ficado velho ou por modismos.

Cuidados
  • conheça previamente as características do animal, como tamanho, suas particularidades e espaço físico necessário para sua criação;
  • procure castrar seus animais, evitando assim crias indesejadas;
  • utilize guias e coleiras adequadas para passear com seu animal doméstico, além de mantê-lo sempre com identificação, caso haja fuga ou desaparecimento;
  • recolha os dejetos fecais do seu animal e leve-o para urinar em locais adequados;
  • não abandone seu animal de estimação. O tutor é responsável pelos recursos necessários para a manutenção do bem-estar do seu tutorado, por meio do cuidado com a saúde física e psicológica do animal.

Procedimentos para adoção responsável

Carlos Antolini
Animais que serão levados para feira de adoção
Animais podem ser adotados no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental

As pessoas podem adotar animais no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), em Resistência (veja no mapa). É preciso ser maior de 18 anos, possuir RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.

Animais também podem ser adotados nas seguintes entidades:

  • Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes): 3325-4395
  • Patinhas Carentes, pelo perfil no Facebook
  • Amizade é um luxo, pelo perfil no Facebook

Animais adultos

A grande maioria dos animais adotados é de filhotes. Apesar disso, existem muitas vantagens em escolher bichinhos adultos, pois eles já se encontram "domesticados" e suas características físicas e comportamentais já são perceptíveis, ou seja, o tutor não terá "surpresas" com animais que crescem além do que se esperava ou que demonstrem comportamentos inesperados.

Em Vitória, o CVSA promove mensalmente feiras de adoção específicas de animais especiais e adultos. Todos os pets disponíveis são castrados, vacinados e vermifugados. 

Depoimentos

Muitos servidores da Prefeitura já se tornaram tutores de animais adotados. Veja a seguir:

"A adoção foi uma das melhores escolhas que já fiz, e hoje tenho as melhores amigas de quatro patas", 
Pâmela Thays Firmino de Oliveira, estagiária de Ciências Biológicas da Semmam/GEA (tutora da Gaia e da Rodolfa).

"Em outubro de 2014, perdemos um cachorrinho e a casa ficou muito triste. Como já ajudávamos alguns abrigos, resolvemos adotar um novo membro para a família e encontramos a Amora. Ela é um presentinho em nossas vidas, trouxe de volta toda aquela alegria de um lar com um bichinho. Não sabemos quantos cachorros ainda teremos na vida, mas a única certeza que temos é que todos serão adotados".
Juliana Cazoni Sardenberg Costa, assessora técnica da Semcid (tutora da Amora)

"Adotei três lindas gatas pretas. Passei por fatos muito tristes recentemente. Tive muitas perdas. Quando criança, sempre tive gatos. Resolvi adotar só um gatinho. Acabei adotando duas irmãs que já estavam com oito meses de idade. Não satisfeita, adotei mais uma bebezinha, alguns meses depois. São ótimas companhias e me afagam a alma. Dou cuidados, ração e água e elas enchem meu coração com ternura, carinho e amor”. 
Adriana Togneri, bióloga da Semmam/GAV/CPP (tutora da Lucy, Lyli e Leona)


Voltar ao topo da página