Notícias

Campanha de vacinação contra raiva animal tem início neste sábado

Publicada em 19/09/2018, às 12h35

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Campanha Vacinação Raiva
Proprietários devem levar animais para vacinar contra o vírus da raiva

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos terá início neste sábado (22) em 41 postos de Vitória, distribuídos nas regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe, das 8 às 17 horas.

Este ano, a ação será realizada em três etapas, nos dias 22 e 29 de setembro e 6 de outubro. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é imunizar 23.012 cães.

Para garantir a vacina, o proprietário deve levar a carteirinha de seu animal. Se não tiver, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) oferecerá um novo documento no momento da vacinação.

"Apesar de não haver contraindicação, não recomendamos aplicação da vacina em animais idosos, fêmeas gestantes ou lactantes e animais doentes", disse a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Postos

Os postos de vacinação foram distribuídos de forma a contemplar a população dos bairros de maneira uniforme, a fim de garantir a ampla divulgação e o acesso da população ao serviço prestado.

André Sobral
Campanha Vacinação Raiva
Vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção

Vacina

A vacina utilizada pelo CVSA é fornecida pelo Ministério da Saúde e é produzida por cultivo de células infectadas com vírus rábico inativo. É indicada para cães e gatos com mais de 90 dias de vida.

Para manter a eficiência da vacina nos postos de vacinação, as equipes as mantêm em caixas térmicas providas de gelo reciclável e termômetro. A vacina é realizada com materiais descartáveis, utilizados de forma individual, administrada na dose de 1,0 ml por animal, independente do peso.

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção e deve ser feita todo ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.


Voltar ao topo da página