Notícias

Camburi recebe ação educativa da campanha Praia Limpa neste final de semana

Publicada em 13/01/2017, às 12h00 | Atualizada em 13/01/2017, às 16h28

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Praia Limpa
Campanha Praia Limpa visa incentivar os banhistas a não jogar lixo e respeitar normas de boa convivência na orla

Todo mundo sabe que não deve jogar lixo nas praias, mas muitos insistem em depositar e deixar resíduos na orla. Para alertar os banhistas sobre a importância do descarte correto e também da preservação ambiental, a praia de Camburi vai receber, nestes sábado (14) e domingo (15), ações educativas da campanha Praia Limpa, no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Jardim Camburi, das 9 às 12 horas. 

No sábado (14), haverá abordagens a banhistas, enquanto crianças se divertirão em oficinas, com a participação do Centro de Visitação Tamar-Vitória, do Ecoceano e do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

Já no domingo (15), acontecerão atividades educativas e plantio de mudas de restinga, com a participação do Ecoceano, que estará oferecendo as mudas e os equipamentos.

Temas

Os educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) dividiram a campanha Praia Limpa deste ano em quatro temas, sendo um por semana: resíduos, restinga, animais em praias e balneabilidade. Desta vez, o foco será a importância da restinga. 

"Vitória está no topo do ranking nacional em qualidade de vida, saúde e transparência de gestão, e primamos pela cidadania e pela evolução de nossos costumes enquanto sociedade. Nossas praias devem ser extensão de toda essa ação que faz da nossa ilha uma das cidades mais limpas do País", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Restinga

Embora algumas pessoas acreditem que a vegetação na praia se trate de uma grama ou algo parecido, é, na realidade, um ecossistema da faixa de praia que recebe o nome de restinga. Ela é responsável pela fixação da areia, não permitindo que a mesma ocupe o espaço de avenidas e ruas, além de servir de abrigo para fauna.

É um espaço protegido por leis federal, estadual e municipal. Logo, causar qualquer tipo de dano em área de restinga, como retirar mudas, fazer churrasquinho, jogar lixo, estacionar bicicletas ou carros sobre a restinga, é considerado crime ambiental.

Reserva Ecológica

Em Vitória, existe a Reserva Ecológica Municipal Restinga de Camburi, que fica no final da praia. Muitas das mudas de restinga produzidas no Viveiro Municipal são utilizadas no paisagismo da cidade, como a Ipoméia, que pode ser vista no canteiro central da avenida Dante Michelini, e outras, como Gravata, Bromélia, Algodão da Praia e Clúsia, que são utilizadas em várias vias dos bairros da capital.


Voltar ao topo da página