Notícias

Cajuns ampliam horizontes de crianças e adolescentes na capital

Publicada em 19/05/2015, às 13h14 | Atualizada em 26/05/2015, às 13h05

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Oficinas Cajun Solon Borges
Crianças participam de oficinas e atividades no Cajun de Solon Borges e outras 12 unidades na capital
André Sobral
Oficinas Cajun Solon Borges
Verônica do Nascimento frequenta o Cajun de Solon Borges há três anos e disse que adora a arte circense

Amizade, integração social e oficinas culturais e esportivas. Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos têm direito a isso e muito mais em uma das 13 unidades do projeto Caminhando Juntos (Cajun).

Com o objetivo de promover a socialização entre os pequenos e melhorar os seus vínculos com as famílias, os Cajuns oferecem diferentes atividades, como aulas de artes visuais e digitais, circo, música, dança urbana, capoeira, entre outras.

Com apenas 6 anos, Vitor Hugo Calisto Ferreira frequenta o Cajun de Solon Borges e participa de várias oficinas. "Eu gosto muito de música, circo, dança e artes visuais e digitais. Tenho vários amigos aqui também".

Verônica do Nascimento, de 9 anos, frequenta o mesmo Cajun há três anos e disse que adora a arte circense. "Faço aulas de música, esportes e artes visuais e digitais, mas a que mais gosto é circo, pois faço acrobacias e me divirto. Quero ficar aqui mais quatro anos".

Thaís Christine Mendes Matheus, de 12 anos, também gosta do circo. "Gosto da diversão do circo pois é muito agitado".

Foco e força

O facilitador de oficina de circo do Cajun Vinicius de Lima disse que o trabalho favorece o desenvolvimento das habilidades físicas e mentais dos atendidos.

"Nosso foco no circo é desenvolver a coordenação motora e mental e as habilidades circenses que, às vezes, estão esquecidas. Temos dois atendidos com deficiência que chegaram aqui que não subiam no tecido. Com força de vontade e treinamento, venceram seus medos. Passamos essas mensagens para as crianças e adolescentes".

Thayrone Costa dos Santos foi atendido dos Cajuns de Santo André e Nova Palestina por seis e quatro anos, respectivamente. Hoje, ele é educador social de dança de rua, numa parceria com o Programa Mais Educação da Emef Marechal Mascarenhas de Moraes. "Estou bastante motivado pois estou passando para essas crianças e adolescentes uma nova oportunidade de vida".

Inclusão social

O articulador cultural Julio Barros ressaltou a importância dos Cajuns na vida dos pequenos. "Nós estamos felizes em saber que a semente que estamos plantando hoje aqui vai desabrochar, cada uma no seu tempo. Temos notícias que nossos ex-educadores estão cursando faculdade, outros já se formaram. Isso é gratificante".

A coordenadora dos Serviços de Convivência Comunitária para Crianças e Adolescentes, Fernanda de Carvalho Ferreira, também falou das oportunidades que os Cajuns proporcionam aos pequenos. "O local tem como foco trabalhar a cidadania e fortalecer a inclusão social, as mudanças de hábitos e a valorização da autoestima de crianças e adolescentes".

Eixos temáticos

Em cada território em que o Cajun atua, foram implementadas caixas temáticas com sugestões de crianças e adolescentes para serem discutidas em rodas de conversa. Entre os temas, estão: meio ambiente, bullying, igualdade racial, saúde, boa convivência, direitos e violência. Os dois mais votados virarão foco das atividades.

Atividades

Veja a lista de atividades oferecidas pelas unidades do projeto Caminhando Juntos:

  • Artes visuais e digitais: nos computadores dos laboratórios, são desenvolvidas atividades de estímulo à criatividade por meio de mídias digitais, como desenho, a fotografia, os jogos e os vídeos.
  • Circo: acrobacia, malabarismo, rola-rola e palhaçada (solo); tecidos acrobáticos e trapézio.
  • Música: acesso a diferentes linguagens e ritmos musicais, como canto coral, flauta, teclado, violão e percussão.
  • Dança urbana
  • Capoeira
  • Jogos, brinquedos e brincadeiras
  • Jogos esportivos

Matéria relacionada

Cajun leva conscientização sobre violência sexual infantil para adolescentes

André Sobral
Oficinas Cajun Solon Borges
Jogos ajudam na socialização dos pequenos e também revelam novos talentos do esporte
André Sobral
Oficinas Cajun Solon Borges
Aula de circo é uma das atividades oferecidas pelos Cajuns

Voltar ao topo da página