Notícias

Cajun da Praia do Suá promove oficinas lúdicas para crianças e adolescentes

Publicada em 06/05/2019, às 15h00 | Atualizada em 07/05/2019, às 12h14

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Cajun praia do Suá maio
Pequenos participam de oficina de dança no Cajun da Praia do Suá
Guiomedce Paixao
Cajun praia do Suá maio
Crianças e adolescentes participam de variadas atividades no Cajun

As unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Caminhando Juntos (Cajun) oferecem atividades recreativas, esportivas e culturais, como capoeira, música, dança, circo e percussão, para cerca de 2 mil crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade em 14 territórios. 

No Cajun da Praia do Suá, são estas atividades: dança; jogos, brinquedos e brincadeiras; capoeira; artes e música. O espaço recebe diariamente 50 crianças e adolescentes, que aprovam as ações.

Dança

"O que mais gosto são as aulas de dança. Também gosto muito das atividades de canto e brincadeiras", disse Yhara Pereira Barbosa, de 13 anos.

"A dança traz uma sensação de bem-estar e um estado de espírito muito grande entre todos os participantes. Quem sabe eles não se identificam futuramente e possam fazer disso a sua escolha de vida", comentou o educador social em dança, Magno Encarnação.

Guiomedce Paixao
Cajun praia do Suá maio
Nicolly de Jesus Rolim adora ouvir música
Guiomedce Paixao
Cajun praia do Suá maio
Isabella Almeida Cassiano disse que a música mudou sua vida

Música

Já Nicolly de Jesus Rolim, 12, adora ouvir música: "Gosto de tudo no Cajun. Mas os estilos que mais gosto são rap e eletrônico. Eu paro no tempo para ouvir música".

Com apenas 11 anos, Isabella Almeida Cassiano disse que a música mudou sua vida: "A música me ajuda a interpretar. Gosto muito de cantar também. Em casa fico ensaiando os passos que eu aprendi aqui".

Brincadeira

"O Cajun é brincadeira e diversão. Às vezes, jogo bola e brinco", explicou Lucas Emanuel Rodrigues, de 12 anos.

Parceria

Duas vezes por semana, o Cajun da Praia do Suá ainda recebe alunos do tempo integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva.

"Nesse espaço, os alunos recebem diferentes oficinas. Eles amam vir para cá. É um ambiente mais descontraído", disse a educadora do tempo integral, Roseneli Soares.

Convivência

"O Cajun faz a diferença na vida de crianças e adolescentes porque transforma a vida deles. Além da convivência e do dia a dia familiar, cria vínculos afetivos e comunitários", explicou a coordenadora do Cajun da Praia do Suá, Eliane Magno dos Santos.

Guiomedce Paixao
Cajun praia do Suá maio
Yhara Pereira Barbosa adora as aulas de dança
Guiomedce Paixao
Cajun praia do Suá maio
Lucas disse que o Cajun é diversão e adora jogar bola

Voltar ao topo da página