Notícias

Cai em 50% número de furtos e roubos de veículos em Vitória

Publicada em 19/03/2019, às 16h13

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Prefeito Inaugura Reforma da Central de Vídeo Monitoramento
Agentes da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) monitoram o Cerco Inteligente de Segurança

Vitória registra uma queda de 49,5% no número de furtos e roubos de veículos, em uma comparação entre janeiro e fevereiro de 2018 com os dois primeiros meses de 2019.

A redução é resultado do Cerco Inteligente de Segurança, que, desde abril de 2018, já ajudou a recuperar 119 veículos que haviam sido furtados ou roubados.

"Devido a essa diminuição do número de furtos e roubos de veículos, vamos cobrar das seguradoras a redução do valor do seguro relacionado ao sinistro. O Procon Vitória vai atuar forte para garantir essa redução", garantiu o prefeito da capital, Luciano Rezende.

Segundo o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, o Procon Vitória parte do pressuposto de que um dos elementos considerados pelas seguradoras na composição do preço do seguro é o risco de roubo e furto.

"Nesse sentido, entendemos que o período de quase um ano de implantação do Cerco Inteligente é tempo razoável para que as seguradoras já possam mensurar o impacto da vertiginosa queda desse indicador em Vitória, revendo, assim, o valor do seguro cobrado ao nosso munícipe. O Procon já abriu o procedimento para apuração de eventual prejuízo ao consumidor".

"Essa é uma ferramenta que tem revolucionado a segurança de Vitória. Com a redução do roubo de veículos, cai também a criminalidade", afirmou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Os dados foram apresentados na última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). 

Cerco

O Cerco Inteligente de Segurança da PMV possui 70 câmeras com um sistema que lê e fotografa as placas dos veículos. Quando há restrição de furto e roubo e o veículo passa em uma das barreiras, um alarme toca na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) e as equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar são acionadas para fazer a abordagem.

Flávio Almeida
Guarda Civil Municipal nos arredores do Sambão do Povo
Ações em conjunto dos agentes da Guarda Municipal com a PM contribuem para a redução dos crimes contra o patrimônio

Cai número de crimes contra o patrimônio

Outro dado importante apresentado na reunião do GGIM foi a queda de 26,5% no número de crimes contra o patrimônio no município. A comparação é de janeiro de fevereiro de 2018 com o mesmo período de 2019.

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar do ES, tenente-coronel Geovânio Silva Ribeiro, disse que essa redução tem relação com ações conjuntas de planejamento e ação como as feitas no GGIM. 

"Nós apostamos muito na cultura de organização de todas as instituições, e o GGIM é uma ferramenta fundamental. Tratamos problemas reais e também planejamos ações de segurança para eventos em que a cidade será envolvida. Juntar forças e ideias ajuda muito o trabalho da polícia. Temos aqui a visão de vários especialistas, e essa união com certeza faz com que Vitória venha diminuindo o número de crimes contra o patrimônio. O Cerco Inteligente e o trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal também têm ajudado para essa redução na criminalidade", afirmou.

Trabalho intenso

O delegado titular da 1ª Delegacia Regional de Vitória, Márcio Braga, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo GGIM para que as ações de segurança da cidade tenham resultado satisfatório.

"Estou há um mês como titular da delegacia e posso dizer que temos recebido muito trabalho dos agentes da Guarda Municipal e também da Polícia Militar. Todos os dias chegam vários suspeitos à delegacia e muitas apreensões são realizadas. Estão todos de parabéns por esse trabalho intenso de combate à criminalidade em Vitória. Queremos ajudar também com sugestões para as ações de segurança da cidade", disse.

GGIM

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reúne autoridades e representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Judiciário para discutir ações visando à segurança e à ordem pública na capital. As reuniões acontecem uma vez por mês para planejar ações, discutir problemas e soluções para eventos que envolvam a cidade e situações de segurança.


Voltar ao topo da página