Notícias

Cães Bull Terrier e Chow Chow esperam adoção responsável no CVSA

Publicada em 01/02/2018, às 12h39 | Atualizada em 01/02/2018, às 12h42

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Bull Terrier à espera de adoção no CVSA
Frida está sendo ressocializada para que possa ter uma futura adoção especial e segura

Frida é uma cadela Bull Terrier de três anos de idade, vacinada e castrada. Foi recolhida no mês de agosto de 2017 e, desde então, encontra-se no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) à espera de uma adoção responsável.

Ela tem sido ressocializada para que possa ter uma futura adoção especial e segura. Algumas medidas têm que ser adotadas a partir de sua adoção, como o uso de coleira e guias adequadas aos seus tamanho e porte.

Além disso, ela precisa ser conduzida por pessoas com idade e força suficientes para controlar os movimentos do animal. Não é indicado que a pessoa tenha crianças ou idosos em casa, devido a sua força e agilidade.

Por isso, é importante manter hábitos saudáveis para os bichinhos, como os passeios diários e atividades constantes, evitando estresse no pet. Se ele for naturalmente predisposto a ser bravo, faz-se necessário que o dono use uma focinheira para o passeio.

"O dono precisa ter total domínio sobre o cão e, por isso, é interessante que o animal seja adestrado para que a pessoa possa comandá-lo e liderá-lo, tornando a convivência mais tranquila e pacífica", explicou a veterinária Renata Bessa.

Temperamento do Bull Terrier
  • com muita vitalidade e energia, o Bull adora brincadeiras;
  • ágil e cauteloso;
  • muito apegado e fiel à família;
  • pela disputa de territórios, o convívio com outros animais e cães não é muito harmonioso. Por isso, ele se enquadra como um ótimo cão de guarda;
  • aparece na 66ª posição para a inteligência e obediência para o trabalho, comprovando sua teimosia;

Adoção especial de um Chow Chow

André Sobral
Chow Chow à espera de adoção no CVSA
Chow Chow é outro cão que está à espera de adoção no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental

Spike é um cão Chow Chow macho de grande porte, castrado e vacinado. Foi entregue ao CVSA em agosto de 2017 devido a um episódio de agressão. Por ser um animal temperamental, reservado e silencioso, está sendo ressocializado e terá a necessidade de um adestratamento para uma convivência segura com sua nova família.

Essa raça precisa de um local compatível ao seu porte, com bastante espaço. O futuro dono deve usar coleira e guias adequadas aos seus tamanho e porte. O Chow Chow também precisa ser conduzido por pessoas com idade e força suficientes para seus movimentos. Sua adoção também não é indicada para famílias que têm crianças ou idosos.

Temperamento do Chow-Chow
  • Chow Chow é caracterizado por ser um cão independente em suas relações afetivas, não solicitando a presença do dono a todo momento;
  • não são muito ativos e são silenciosos. Quando latem, é um sinal que realmente se deve prestar atenção no que está acontecendo;
  • conhecido como o cão da língua azul;
  • frios com desconhecidos e cães de um dono só;
  • sua origem é de cão de guarda.

Quer conhecer a Frida e o Spike? Entre em contato com o CVSA pelo telefone 3324-5864. A adoção pode ser feita diretamente no CVSA, que fica na rua São Sebastião, s/nº, Resistência. O horário de funcionamento para visitação ao canil é de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, exceto feriados.

Alguns cuidados com seu animal

Vacinação: vacine seu cachorro todos os anos. Somente a vacinação pode protegê-lo contra doenças graves, algumas delas transmissíveis ao ser humano, como é o caso da raiva.

Cuidados com a saúde: faça visitas regulares ao médico veterinário para check-ups gerais. 

Identificação e registro: é importante que seu cão esteja devidamente identificado caso se perca. Você também pode utilizar microchips, implantados sob a pele do cão pelo médico veterinário, para facilitar sua identificação. A PMV oferece gratuitamente o serviço. 

Oferecer comida de boa qualidade e água fresca: o alimento deve ser balanceado e oferecido, no mínimo, duas vezes por dia e na quantidade adequada. A água deve estar limpa e disponível durante todo o dia.

Oferecer um abrigo: se seu cachorro vive ou dorme fora de casa, é importante que ele tenha uma área onde possa se refugiar do sol, chuva, vento, calor e frio. Seu local de descanso, fora ou dentro de casa, deve ser confortável e limpo.

Liderança amorosa: Estabeleça limites e recompense o cão quanto ele fizer algo bom. Responder a comandos ajuda seu cão a se manter seguro caso ele escape de sua guia, por exemplo.

Socialização: desde filhote, acostume seu cachorro a todo tipo de estímulos (sons, cheiros, pessoas e animais). Isso evita fugas e acidentes, como mordidas e atropelamentos.

Higiene e combate de parasitas: Combata pulgas e carrapatos com a aplicação regular de produtos veterinários para esse fim e, com a orientação do veterinário, dê a ele medicação para prevenir vermes.

Matéria relacionada

Jiboia e coruja são resgatadas por equipes da Semmam


Voltar ao topo da página