Notícias

Brasil Sorridente: profissionais de Odontologia da rede municipal recebem prêmio

Publicada em 24/10/2014, às 13h28

Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM


Arquivo Secom PMV
ATendimento odontológico
Atendimento odontológico prestado na rede municipal de Vitória foi considerado o melhor do país no Prêmio Brasil Sorridente

Vitória foi a grande vencedora do Prêmio Brasil Sorridente 2014, na categoria "cidades com mais de 300 mil habitantes". A premiação é o resultado do trabalho de compromisso com o atendimento à população, com a valorização da Odontologia e com o investimento feito pela administração municipal na área da saúde bucal.

Em reconhecimento a esse trabalho, a Prefeitura de Vitória, o Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo e a Câmara Municipal realizarão nesta terça-feira (28), às 19 horas, no plenário da sede do Legislativo municipal, solenidade para homenagear os profissionais da rede municipal.

Os 301 servidores da saúde bucal do município devem estar presentes. Esses profissionais, que compõem o quadro da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), estão divididos entre 148 cirurgiões dentistas, 115 auxiliares de saúde bucal, 34 técnicos em saúde bucal, dois técnicos em prótese dentária e dois auxiliares de prótese dentária.

Prêmio

Arquivo Secom
Consultorio Odontológico
Premiação é o resultado do trabalho de compromisso com o atendimento à população

O Prêmio Brasil Sorridente é concedido anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia em parceria com o Ministério da Saúde. Contempla os municípios brasileiros que se destacam na implantação e na efetivação das políticas públicas de saúde bucal.

Para conquistar o prêmio, Vitória foi avaliada em vários critérios e comprovou o seu merecimento:

  • Na atenção básica, o atendimento odontológico está presente em 100% dos territórios de saúde. Foram realizados 487.408 procedimentos odontológicos no período 2013/2014. O número de ações coletivas de escovações supervisionadas realizadas em unidades de saúde, escolas e outras instituições, como asilos e abrigos, foi de 485.864 (no período 2013/2014);
  • Na atenção a urgência e emergência, os dois Prontos-Atendimentos (PA´s) contam com atendimento odontológico, sendo 24 horas na Praia do Suá e atendimento das 7 às 22 horas em São Pedro. Entre janeiro de 2013 e setembro deste ano, foram realizados 38.023 procedimentos odontológicos.
  • Na atenção especializada, Vitória conta com dois centros de especialidades odontológicas e um laboratório de prótese dentária. As especialidades ofertadas são:endodontia, tratamentos de canal, cirurgia buco maxilo facial, periodontia, prótese total, diagnóstico oral e raio x odontológico.

Voltar ao topo da página