Notícias

Botão do Pânico recebe Prêmio Innovare em cerimônia no Supremo Tribunal Federal

Publicada em 28/11/2013, às 22h53 | Atualizada em 29/11/2013, às 11h11

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Supremo Tribunal Federal
Prêmio Innovare
Presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, realizou a entrega do Prêmio Innovare 2013
Supremo Tribunal Federal
Prêmio Innovare
Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Pedro Valls Feu Rosa, recebeu a honraria do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

A criação e implantação do Botão do Pânico na cidade de Vitória levou o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) a conquistar o 10º Prêmio Innovare 2013, na categoria Tribunal.

O Innovare é uma das premiações mais respeitadas da Justiça brasileira. Este ano, foram escolhidos 18 trabalhos para premiação principal e menções honrosas. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, e contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. O prêmio foi entregue ao presidente do Tribunal capixaba, desembargador Pedro Valls Feu Rosa.

"É um merecido reconhecimento aos cidadãos e profissionais que, no âmbito de suas atividades e comunidades, constroem a Justiça no dia a dia para assim sermos uma sociedade mais justa, coesa e provida de mais segurança", afirmou o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado. "O Tribunal de Justiça do Espírito Santo está de parabéns pela conquista deste prêmio tão importante. O Botão do Pânico, que foi implantado em parceria com a Prefeitura de Vitória, já está dando resultados positivos. Estamos conseguindo reduzir os índices de violência praticada contra mulheres em nossa cidade. Após o acionamento do botão por parte da vítima, nossa nova Guarda Municipal 24 horas tem chegado no local para prestar socorro entre três e cinco minutos. Nosso objetivo é poder entregar um equipamento de botão para as mulheres ameaçadas e que estão sob medida protetiva da Justiça".

Os temas do prêmio são variados e abrangem desde causas – como a de crianças acolhidas em abrigos – até estratégias para o combate à corrupção; passando por novos meios para agilizar o julgamento de presos próximos ao fim do cumprimento de pena; soluções para tornar menos difíceis os processos de direito de família e a proteção a mulheres vítimas de violência doméstica, neste caso o Botão do Pânico.

O Botão do Pânico, projeto criado pelo TJES como ferramenta de enfrentamento aos altos índices de violência contra mulheres e que vem sendo copiado em outros Estados, já ganhou destaque até na imprensa internacional.

O prefeito Luciano Rezende, inclusive, esteve recentemente em Nova Iorque (EUA), onde apresentou para autoridades da ONU Mulheres e Unesco os programas Botão do Pânico, Vitória Alfabetizada e Onde Anda Você?, que estão em execução na cidade de Vitória e já trazem resultados positivos.

Yuri Barichivich
Lançamento do Botão do Pânico em Vitória
Botão do Pânico é usado por mulheres que têm medidas protetivas contra ex-parceiros
Yuri Barichivich
Lançamento do Botão do Pânico em Vitória
Patrulha Maria da Penha fica de prontidão para atender as vítimas que acionam o Botão do Pânico

Voltar ao topo da página