Notícias

Blocos de carnaval de rua permanecem sem autorização municipal

Publicada em 03/03/2017, às 17h00 | Atualizada em 03/03/2017, às 18h16

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Reunião com blocos
Representantes da Prefeitura e Polícia Militar estiveram reunidos com os representantes dos blocos de rua

Os blocos de Carnaval de rua cadastrados pela Prefeitura continuam sem permissão para desfilar por conta do momento atual delicado na questão da segurança urbana do Estado. A explicação foi dada diretamente aos representantes dos blocos durante reunião nesta sexta-feira (3), realizada no Palácio Municipal.

Todos os responsáveis foram convidados, mas participaram apenas sete dos 11 blocos de rua cadastrados. Eles foram informados da situação da segurança na cidade pelo comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Eugênio Sartório. O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, falou da vontade de apoiá-los, embora não seja possível autorizá-los.

Sobre a segurança, o tenente-coronel Sartório informou que há normalidade no policiamento, mas não é possível dar garantias de segurança para grandes eventos.

"O 1º Batalhão da PM informa que o policiamento ostensivo na cidade está normalizado, dando prioridade ao atendimento de urgência e emergência e ao policiamento preventivo. Entendo que o momento é delicado, de recuperação da ordem pública, e que o policiamento dedicado a um evento de até 10 mil pessoas pode comprometer o preventivo de uma região com mais de 100 mil pessoas".

"A Secretaria de Cultura entende que estamos diante de uma situação de exceção. Neste momento, a preocupação com a segurança sobrepõe-se à questão cultural ou relativa ao entretenimento", explicou Grijó.

Multas

Durante a reunião, o subsecretário municipal de Controles Urbanos, Otto Grellert, lembrou ainda que os responsáveis podem ser multados por diferentes tipos de infrações.

"Há previsão de até três tipos de multas diferentes, que podem ser pelo Disque-Silêncio, multa de trânsito (para carros de som) e por realizar evento sem estar licenciado", disse o subsecretário.

Carros de som

Os carros de som também serão proibidos de entrar nas áreas previstas dos blocos, conforme resolução nº 624 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Evento fechado

A solução adotada pelo bloco "Apaixonados pelo Triângulo" para manter os foliões em segurança foi realizar o evento em local fechado, conforme explicou Pedro Martins, responsável pelo bloco.

"A gente está muito triste em não sair na rua este ano, mas vai acatar a decisão da Prefeitura e da Polícia Militar de não sair com o trio nas ruas. Mas, para que o bloco aconteça, nós iremos fazer em local fechado", disse.

Para o próximo ano, o secretário Francisco Grijó avisou aos representantes dos blocos que todo o processo de cadastramento dos blocos será feito com antecedência.


Voltar ao topo da página