Notícias

Biblioteca Municipal comemora 78 anos com programação especial

Publicada em 18/07/2019, às 11h48 | Atualizada em 29/07/2019, às 15h27

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Biblioteca Pública Municipal conta com um acervo de mais de 18 mil volumes
André Sobral
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Média de frequentadores do espaço é de 300 pessoas por mês, possuindo 8.349 leitores cadastrados

Espaço dedicado ao fomento do livro e da literatura, a Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim completa 78 anos no próximo dia 29 de julho. Para marcar a data, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, acontecerá uma programação especial na sede do espaço, no Casarão Cerqueira Lima.

Haverá sarau poético, contação de histórias, encontro com o escritor, lançamento de livro, além de uma exposição de livros em formato acessível que integram o acervo da biblioteca.

Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de mais de 18 mil volumes, além de jornais, revistas, audiolivros, livros em Braille, CD´s e DVD´s.

A média de frequentadores do espaço é de 300 pessoas por mês, possuindo 8.349 leitores cadastrados. Somente nos primeiros seis meses de 2019, foram emprestados 1,5 mil livros.

"A literatura talvez seja, das artes estabelecidas, a mais solitária. Ao contrário de um de seus produtos, o livro, que atravessa gerações servindo a quem o lê. A Biblioteca Municipal, junto a esse produto literário, vai além: cuida, preserva, promove, mantém. E faz isso há 78 anos, da forma mais nobre e mais justa que o livro merece. Vida longa a esse espaço tão importante da Secretaria Municipal de Cultura", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó. 

"Comemoramos essa data tão importante com muita alegria. São 78 anos de existência da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, que é um espaço de formação, desenvolvimento de pessoas, socialização e integração e vem disseminando conhecimento e incentivando à leitura", disse Elizete Caser, coordenadora da biblioteca.

Programação

De 29 de julho a 2 de agosto, das 12 às 19 horas
- Exposição de Obras Especiais
- Exposição de livros em formatos acessíveis (Braille)

De 29 de julho a 2 de agosto, das 13h às 18h30
- Banca Troca de Livros e Gibis

Segunda-feira (29), às 19 horas
- Homenagem a leitores da Biblioteca Municipal
- Relato biográfico sobre Rubem Braga por Marcos Tavares, da Academia Espírito-Santense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo
- Sarau Poético - Homenagem ao escritor Rubem Braga com o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira (Viagem pela Literatura)
- Parabéns aos "78 Anos de Aniversário" da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim

Terça-feira (30), às 14h30
- Contação de Histórias
Com Vitor Passarim

Quarta-feira (31), às 19 horas
- Lançamento do livro "Orfanato Cristo Rei: do sacrifício à ascensão”, do escritor Marcos Bubach

Quinta-feira (1º), às 15 horas
- Encontro com o Escritor (Viagem pela Literatura) - Francisco Aurélio Ribeiro

Sexta-feira (02), às 14h30
- Contação de Histórias (Viagem pela Literatura) - Marta Samor e Tiana Magalhães

Divulgação Semc
Livros acessíveis da Biblioteca Municipal
Exposição de livros em formatos acessíveis faz parte da programação do aniversário
André Sobral
Banca Troca de Livros
Banca Troca de Livros é uma das atividades dos 78 anos da Biblioteca Municipal

Breve histórico

Em 29 de julho de 1941, o prefeito Américo Poli Monjardim instituiu a Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, ela abre ao público na avenida Capixaba, com um acervo de aproximadamente 2 mil exemplares, mobiliário moderno, sendo Paulo da Rocha Freire e Alfredo o biblio-pinacotecário Costalonga, o biblio-pinacotecário auxiliar.

A Biblioteca Municipal funcionou em vários espaços do Centro de Vitória e também na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na avenida Vitória, até 1992. Em abril do mesmo ano, passou a funcionar na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

No ano de 2015, funcionou na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, à época localizada no Centro Histórico. Desde 24 de junho de 2016, está no Casarão Cerqueira Lima, localizado na Cidade Alta.

Acervo e projetos

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é um local onde o público pode ter acesso à literatura e à informação de forma gratuita. No espaço, é possível consultar livros, jornais e revistas, além da locação de obras disponíveis no acervo com mais de 18 mil volumes.

A biblioteca oferece livros, jornais e revistas para consulta. Disponibiliza, em seu acervo acessível, audiolivros e livros em Braille, além de CD´s e DVD’s que retratam a história nacional e internacional.

Enciclopédias, dicionários, periódicos e literatura em geral também estão presentes. Entre os destaques, está um espaço inteiramente voltado para a literatura produzida no Espírito Santo, com uma diversidade de autores e gêneros.

O espaço também possui obras especiais, como “História da Companhia de Jesus no Brasil”, de Serafim Leite; "História do Espírito Santo”, 1ª edição autografada de Maria Stella de Novaes; "Quando o Penedo Falava", 1ª edição de Elpídio Pimentel; "Esboço dos costumes do povo espírito-santense", de Antunes Siqueira (1944).

Um dos projetos de maior longevidade realizado pela biblioteca é o Viagem pela Literatura, em atividade desde 1994. O projeto tem o objetivo de incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro e à literatura de forma lúdica e contribuindo para a formação humana e cultural de cidadãos.

Entre as atividades realizadas, estão: Contação de Histórias, Encontro com Escritor, peças teatrais baseadas em livros, Saraus Poéticos, Círculos de Leitura, oficinas de poesia, curso e oficina de contação de histórias, Leitura no Parque/Praça e caixas-estantes e oficinas de arte. Ainda há ações como a Banca Troca de Livros e Gibis, Poesia no Ônibus, oficinas temáticas, palestras, lançamento de livros, exposições, cursos de informática, entre outras.

A biblioteca disponibiliza acesso à internet aos seus usuários. Nela, também está liberado o sinal de internet do Vitória Online para celulares, computadores e notebooks do próprio usuário, sem necessidade do uso de provedor comercial. Seu acervo também pode ser consultado pela internet.

Quem foi Adelpho Poli Monjardim?

O nome da Biblioteca Municipal é uma homenagem ao romancista, historiador e geógrafo Adelpho Poli Monjardim. Filho do Barão de Monjardim e Beatrice Poli Monjardim, ele foi deputado estadual e, por duas vezes, prefeito de Vitória.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, publicou livros como “O Tesouro da Ilha da Trindade” (1942), “Novelas Sombrias” (1944), “O Grande Almirante” (1976), “Os Imigrantes” (1980) e “O Saldanha do Meu Tempo” (1985). Faleceu em 06 de junho de 2003, aos 99 anos de idade.

André Sobral
Casarão Cerqueira Lima
Biblioteca Municipal funciona desde 2016 no Casarão Cerqueira Lima
Foto Divulgação
Projeto Viagem pela Literatura com Marta Samor
Marta Samor irá contar histórias dentro da programação do aniversário da biblioteca

Voltar ao topo da página