Notícias

Balneabilidade: Vitória conta com 20 pontos próprios para banho

Publicada em 18/10/2018, às 15h11

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Placa de Balneabilidade na Praia de Camburi
Praia de Camburi tem nove pontos próprios para banho

Os dias da primavera estão sendo de altas temperaturas e bem convidativos para um banho de mar. Moradores e turistas podem aproveitar o final de semana para ir a um dos 20 pontos que estão liberados para pegar uma praia, conforme a nova classificação de balneabilidade, divulgada nesta quinta (18) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), válida até 25 de outubro.

Toda a orla da praia de Camburi (à exceção do Canal de Camburi, 50 metros após o primeiro píer), toda a extensão da praia de Santa Helena e a Curva da Jurema estão liberadas. Outras boas opções são a Ilha do Frade (todos os pontos) e a Ilha do Boi (Praia Grande e Direita).

Confira aqui os locais próprios para banho.

Indicação

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de água em 26 pontos da capital e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.

Coleta

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, explicou que os pontos de coleta são escolhidos conforme critérios técnicos. Segundo ele, são locais que podem apresentar fragilidades que venham a comprometer a qualidade da água, como locais de saída de águas de drenagem.

A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré.

Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. Essas placas são atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).


Voltar ao topo da página