Notícias

Bairro República recebe Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado

Publicada em 24/11/2017, às 12h45 | Atualizada em 24/11/2017, às 13h18

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Feira de adoção de cães e gatos
João e Maria foram tratados no CVSA e agora estão saudáveis e disponíveis para adoção
Divulgação Semus
Feira de adoção de cães e gatos
Tico, que tem 3 anos e está castrado e vacinado, também está disponível para ganhar um novo lar

Adotar um animal de estimação sempre traz muitas alegrias para um lar. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, uma vez por mês, a Feira de Adoção de Cães e Gatos. Neste sábado (25), das 9 às 13 horas, a pracinha do Bairro República (praça da bocha) recebe o evento. Ao todo, serão três filhotes e dois adultos caninos e cinco felinos filhotes.

Muitos animais que são recolhidos pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambietal (CVSA) chegam debilitados, maioria vítimas de atropelamento. Eles passam por uma avaliação do médico veterinário, são vermifugados, tratados e vacinados - quando maiores de seis meses, são castrados - e, em seguida, levados para adoção responsável.

"Somos um dos países com mais cães de estimação proporcionalmente à população: 44% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um cachorro como pet. Ou seja, amamos cães e não negamos! Por isso, temos potencial para solucionar o problema do abandono, através da adoção consciente e de muito amor para dar", disse a médica veterinária do CVSA Renata Bessa.

Guarda responsável

"Não basta querer um animalzinho ou fornecer alimento e água. Quando se assume um animal, assume-se toda a responsabilidade por sua alimentação, saúde e bem-estar. O animal deve ser mantido sem acesso livre à rua, para não causar incômodo a outras pessoas ou outros animais. É mais um integrante da família, que precisa de amor, atenção e cuidados veterinários", reforçou Renata.

Para adotar um animal, é preciso ser maior de 18 anos, apresentar CPF, RG e comprovante de residência.
A adoção também pode ser feita diretamente no CVSA, que fica na rua São Sebastião, s/nº, Resistência. O horário de funcionamento para vacinação antirrábica é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já para visitação ao canil, é de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, exceto feriados.

Recolhimento de animais

O CVSA só recolhe animais com base no risco à saúde pública. Sendo assim, de forma geral, são situações passíveis de recolhimento: animais atropelados (por serem suspeitos de doença neurológica, como a raiva); animais que manifestam comportamento agressivo sem estímulo aparente e que coloque em risco à população do entorno; e fêmeas no cio (por estimular o comportamento agressivo entre machos).

Divulgação Semus
Feira de adoção de cães e gatos
Lasanha, de 5 anos e com deficiência visual em um olho, estará na feira de adoção
Divulgação Semus
Feira de adoção de cães e gatos
Filhotes felinos também estarão disponíveis para adoção

Voltar ao topo da página