Notícias

Bairro Iluminado: economia e segurança em dezenas de vias, parques e praças

Publicada em 28/11/2018, às 17h51

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Leonardo Silveira
Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha) à noite
Reta da Penha foi uma das avenidas contempladas pelo projeto Bairro Iluminado
Leonardo Silveira
Nova iluminação da Praça de Jucutuquara
Praças também foram contempladas com a nova iluminação, como a de Jucutuquara

Vitória está com uma iluminação mais moderna e forte com a implantação do projeto Bairro Iluminado em diversos pontos. As vias da maioria dos bairros estão mais claras, garantindo mais segurança aos moradores.

No total, 56 bairros já foram atendidos e outros sete serão contemplados nos próximos meses. O Plano de Metas prevê que, até 2020, todos os bairros de Vitória já contem com a nova iluminação.

Os principais corredores e suas entradas também foram beneficiados, como as avenidas Beira-Mar, Maruípe, Reta da Penha, Desembargador Santos Neves, Paulino Muller, Saturnino de Brito, Américo Buaiz, César Hilal, Vitória e Nossa Senhora dos Navegantes. A nova Adalberto Simão Nader também foi contemplada. 

As novas lâmpadas são mais potentes e modernas. As lâmpadas de luzes amareladas, que são antigas e de vapor de sódio, deram lugar a luminárias de led ou de vapor metálico com a cor branca, que são mais eficientes.

Elas direcionam melhor a luz, tornando a iluminação mais uniforme e, assim, aumentam também a visibilidade para pedestres, motoristas e ciclistas.

Praças

Praças também ficaram mais iluminadas, como as dos Namorados e Desejos, Eucalipto e as de Jardim da Penha, além dos parques Horto de Maruípe e Pedra da Cebola.

Leonardo Silveira
Iluminação de LED no calçadão da Praia de Camburi
Calçadão da praia de Camburi
Diego Aves
Nova Iluminação nas ruas do Bairro de Lourdes
Bairro de Lourdes

Critérios

"Para definição dos bairros a serem beneficiados, foram feitas pesquisas no mapa da violência em Vitória e foram considerados critérios como segurança e falta de iluminação adequada", explicou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória, Luiz Paulo de Figueiredo.

Ele completou: "Identificados os bairros mais escuros. Fizemos a eficiência com troca de padrão vapor de sódio (amarela) para led e vapor metálico (luz branca), com melhor reprodução de cores, proporcionando segurança e lazer e valorizando o mobiliário urbano".

Ele acrescentou que o objetivo é cobrir toda a cidade nos lugares de maior movimentação. Segundo Luiz Paulo, a ideia é cobrir toda a capital até 2020. 

Leonardo Silveira
Iluminação do Campo Bom de Bola no Parque Barão de Monjardim
Parque Barão de Monjardim
André Sobral
Iluminação Rua do Canal em Maria Ortiz
Maria Ortiz

Voltar ao topo da página