Notícias

Bairro de Lourdes fica mais iluminado e seguro

Publicada em 17/08/2017, às 14h38

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Aves
Nova Iluminação nas ruas do Bairro de Lourdes
Bairro Iluminado levou lâmpadas brancas e mais modernas para o Bairro de Lourdes
Diego Aves
Nova Iluminação nas ruas do Bairro de Lourdes
Todas as ruas do bairro foram contempladas com lâmpadas de vapor metálico e de LED

O projeto Bairro Iluminado trouxe mais segurança e beleza para o Bairro de Lourdes. São 173 luminárias de LED e de vapor metálico, modernizando e ampliando a iluminação na região. 

Todas as ruas do bairro foram contempladas nesta fase. Foram instaladas luminárias viárias de vapor metálico de 250 watts e também de LED 53 watts. Já a avenida Marechal Campos, uma das mais movimentadas de Vitória, foi contemplada com luminárias de vapor metálico com potência de 400 watts.

As lâmpadas de luzes amareladas, que são antigas e de vapor de sódio, estão dando lugar a outras de cor branca e mais eficientes e econômicas. Elas direcionam melhor a luz, tornando a iluminação mais uniforme e, assim, aumentando também a visibilidade para pedestres, motoristas e visitantes que circulam pelos bairros.

Modernidade

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, explica que esse tipo de investimento impacta diretamente na mobilidade dos moradores e traz benefícios diretos para a população. Os lugares, segundo ele, tornam-se mais alegres e harmônicos.

"Ao melhorar a mobilidade para as pessoas, elas se sentem mais seguras para ficar nas ruas por mais tempo. Isso acaba se refletindo também no comércio, no turismo e no lazer, já que o público atendido é amplo e variado. Toda a cidade ganha com uma iluminação mais moderna e eficiente".

Aprovação

Morador da rua Gabriel Abaurre há 20 anos, o aposentado Osvaldo Tarcísio Teixeira de Abreu, 64, disse que o local ficou mais alegre com as novas luminárias. "Luz é vida, traz emoção e nos torna mais sensíveis. O projeto está aprovado e deve se estender, pois nossa cidade é linda e merece".

Já o aposentado Delmo Pires Gáudio, morador da rua Flávio Abaurre há 45 anos, disse que a transformação nas ruas foi visível e transformadora. "Parece que estamos numa cidade de primeiro mundo, num cartão-postal, o que trouxe valorização e alegria para a nossa comunidade".

Investimento

Na primeira fase do projeto, no primeiro semestre deste ano, a ação contemplou a Grande São Pedro, com 1,8 mil novas luminárias nas regiões de Conquista, na Ilha das Caieiras, em Nova Palestina, em Redenção, em Resistência, em Santo André, em São José, em São Pedro e ainda Santos Reis e Comdusa.

As lâmpadas de LED são mais indicadas para ruas estreitas, escadarias e becos. O "Bairro Iluminado" prevê ainda a instalação de refletores de vapor metálico em áreas de lazer e avenidas.

Desde 2015, a administração municipal tem investido na ampliação e modernização de toda a iluminação pública. As melhorias começaram pelas principais avenidas e acessos das cidades, como avenidas Beira-Mar, Maruípe, Reta da Penha, Desembargador Santos Neves, Paulino Muller, Saturnino de Brito, Américo Buaiz, César Hilal, Vitória e Nossa Senhora dos Navegantes.

Diego Aves
Nova Iluminação nas ruas do Bairro de Lourdes
Lâmpadas novas direcionam melhor a luz, tornando a iluminação mais uniforme no bairro
André Sobral
NOVA ILUMINAÇÃO NA AVENIDA MARECHAL CAMPOS
Avenida Marechal Campos foi contemplada com as novas luminárias, melhorando a segurança e a mobilidade de todos que passam pela via

Voltar ao topo da página