Notícias

Avenida Nossa Senhora dos Navegantes ganha semáforo para pedestres

Publicada em 22/06/2017, às 18h35

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Carlos Antolini
Semáforo instalado próximo ao Shopping Vitoria
O semáforo vai dar mais segurança na travessia dos pedestres que passam pela região

Começou a funcionar nesta quarta-feira (21) o novo semáforo instalado na avenida Nossa Senhora dos Navegantes. A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) instalou esse equipamento entre a Terceira Ponte e o Palácio do Café para facilitar a travessia de pedestres, uma vez que a região recebeu novos estabelecimentos comerciais e de serviços nos últimos anos, aumentando consideravelmente o número de pessoas que circulam a pé nesse trecho.

“Antes desse semáforo, as pessoas só podiam atravessar nas faixas que estão embaixo da Terceira Ponte ou em frente ao Palácio do Café, sendo que as duas faixas estão distantes uma da outra há quase 800 metros. E entre elas há pontos de ônibus, estabelecimentos comerciais. Como resultado muitas pessoas se arriscavam atravessando em qualquer lugar da avenida, com carros em movimento. Essa faixa é fundamental para dar mais segurança aos pedestres. Afinal, precisamos pensar no trânsito da cidade levando em conta não apenas os carros, mas também os pedestres, que são a parte mais frágil no trânsito ”, explica o secretário da Setran Tyago Hoffmann.

Dentre as pessoas que se arriscavam na hora de atravessar a via está Jaqueline Lira Ramos, 47 anos, que trabalha em um restaurante da região. “Temos que andar muito pra atravessar na faixa e já me arrisquei na travessia da avenida preocupada em pegar o ônibus. Eu tinha medo porque há carros que andam em alta velocidade. Com certeza esse semáforo e essa faixa de pedestres aqui serão muito úteis para nós”, declara.

Evitando riscos

Carlos Antolini
Semáforo instalado próximo ao Shopping Vitoria
A população aprovou a instalação do semáforo instalado na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, próximo ao Palácio do Café

Tiana Santos, 49 anos, trabalha em uma clínica da região e lembra que já viu muitas pessoas atravessando no meio dos carros. “Precisávamos muito. Como as faixas de pedestre eram muito longe uma da outra, muitas pessoas se arriscavam atravessando no meio dos carros, principalmente à noite. Achei ótima a instalação desse semáforo", afirma.

Para Gracyelly Ferreira, 31 anos, que trabalha em uma livraria próxima, o equipamento vai ajudar muitas pessoas. “Temos escolas, um shopping, clínicas na região. Muitas pessoas transitam por aqui e precisam atravessar a avenida. Achei perfeito esse semáforo e estou muito satisfeita com essa novidade”, disse.

Brenda Lisboa, 22 anos, trabalha em uma clínica na região e afirma que antes do semáforo sentia muito medo em atravessar a avenida.

“Eu venho de Vila Velha para trabalhar aqui e todos os dias preciso atravessar essa avenida pelo menos duas vezes, quando chego e quando volto pra casa. Era horrível, tinha que esperar o sinal do Shopping fechar e atravessar correndo. Pra mim que estou grávida de 4 meses era ruim, pois tinha medo de fazer muito esforço no início da gravidez. Por isso acho esse semáforo a melhor coisa que fizeram aqui. Minha vida e a do meu filho não tem preço”, declara.


Voltar ao topo da página