Notícias

Avanços de Vitória são apresentados em Congresso Mundial de Cidades Inteligentes

Publicada em 14/11/2018, às 18h21

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Smart City
Márcio Passos apresentou ferramentas e ações implantadas na área de tecnologia em Vitória

O que torna uma cidade agradável para viver? Como podemos aproveitar a tecnologia para construir cidades mais sustentáveis e inclusivas? Essas são algumas das discussões do Congresso Mundial Smart City World Congress, que acontece de hoje (14) a sexta (16), em Barcelona, na Espanha. Projetos implementados pela Prefeitura de Vitória estão sendo apresentados no evento.

O congresso tem a participação de mais de 17 mil profissionais, 600 expositores e representantes de mais de 650 cidades do mundo. O subsecretário de Tecnologia da Informação da PMV, Márcio Passos, participa a convite do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e mostrou vários projetos desenvolvidos em Vitória.

"Tive a chance de mostrar diversas ações que implantamos em Vitória, como o Cerco Inteligente de Segurança e o sistema de marcação e confirmação de consultas online, além da avaliação do sistema de saúde por torpedos. Apresentei também o sistema de gestão de educação, que acabou com sorteio de vagas por meio da matrícula online. Os participantes ficaram admirados com esses avanços", ressaltou Márcio.

Centro de Inteligência

Outro projeto que já está em andamento e deve ser implantado com recursos do BID também chamou a atenção dos participantes: a criação do Centro de Inteligência da Cidade de Vitória.

Márcio Passos explicou que o projeto vai abrigar no mesmo local secretarias que executam serviços que precisam dar uma resposta rápida para a cidade, como Defesa Civil, Meio Ambiente, Trânsito, Tecnologia da Informação e Segurança.

"Também vamos fazer uma plataforma de inteligência interligando essas secretarias. Dessa forma, as tomadas de decisão serão feitas de forma eficiente e rápida, trabalhando com dados reais do que está acontecendo na cidade naquele momento. Além disso, faremos um centro de novos projetos de inteligência para pesquisa desses dados e, assim, criar mais sistemas para melhorar a vida do cidadão de Vitória", explicou Márcio Passos.

Congresso

O "Smart City World Congress" é um evento de referência internacional sobre cidades inteligentes que tem como principal objetivo criar uma plataforma líder de ideias, redes, experiências e negócios internacionais à procura das soluções mais relevantes e inovadoras no contexto do desenvolvimento urbano sustentável.

Esta é a 8ª edição do congresso, que tem foco em desafios como: transformação digital, ambiente urbano, mobilidade, governança e finanças, cidades inclusivas e partilhadas.


Voltar ao topo da página