Notícias

Aula de Cidadania e Direitos Humanos para 1,5 mil estudantes em 2017

Publicada em 08/12/2017, às 18h10

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Estudantes visitaram a Casa do Cidadão para o encerramento das atividades do projeto Cidadania Fundamental em 2017

Discutir e ampliar o conhecimento em relação aos Direitos Humanos. Essas foram as atividades que cerca de 1,5 mil estudantes da rede municipal de ensino tiveram ao longo do ano de 2017, durante o projeto Cidadania Fundamental, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

O encerramento este ano aconteceu nesta sexta-feira (8), com as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Arthur da Costa e Silva, de Bairro República, e Alvimar Silva, de Santo Antônio.

O dia começou com um café da manhã para os profissionais que atuam no projeto e, em seguida, os estudantes iniciaram as atividades com visita ao Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, em Itararé, onde tiveram a oportunidade de tirar documentos pessoais. Nas atividades, eles também vivenciaram as pautas dos Direitos Humanos, por meio de debates e apresentação teatral.

"Encerramos o projeto este ano com chave de ouro e com nosso objetivo alcançado, que é debater questões como racismo, diversidade sexual, violência doméstica e consumo consciente e sustentável. Durante as atividades, surgem muitas denúncias de violação dos direitos contra crianças e adolescentes", disse o gerente de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Dario Coelho.

Empoderamento

Segundo ele, com essas ações é possível garantir o acesso à documentação e também empoderar esses adolescentes na garantia dos seus direitos. "Só de ter essa possibilidade já é um motivo de orgulho e satisfação. A maioria consegue se ver dentro de situações de violação e isso faz com que conheçam melhor seus direitos. Assim, formamos através da educação não formal cidadãs e cidadãos que vão construir uma Vitória mais humana, mais justa, mais feliz e com uma cultura de paz", destacou.

Lição de cidadania

Ter uma aula diferente, interativa e com temas ligados aos Direitos Humanos e que fazem parte do cotidiano desses adolescentes é um dos principais objetivos do projeto Cidadania Fundamental, que atinge estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino fundamental. Para a estudante Huyara Franscisca, da Emef Alvimar Silva, o que mais chamou atenção foi a apresentação teatral.

"Foram muitos temas da atualidade que a gente não estuda na escola. Com isso, a gente pode passar para outros colegas o que aprendemos. Já participei de outras palestras, mas não como essas que tivemos aqui".

Para Ryan da Silva Lima, da Emef Arthur da Costa e Silva, a iniciativa permite que os alunos consigam ter acesso à cidadania. "A gente aprende muito com as palestras e ainda consegue tirar documentos".

Saiba mais

Proporcionar conhecimentos das temáticas de Direitos Humanos e estimular o exercício da cidadania, facilitando o acesso à documentação civil básica de todos os estudantes matriculados na 8ª série (9º ano) da rede pública municipal de ensino de Vitória. Esses são os objetivos do projeto Cidadania Fundamental.

Seguindo o cronograma de cada região, as escolas públicas da capital levam seus alunos até a Casa do Cidadão, onde eles participam de oficinas de educação em direitos humanos, educação ambiental, educação para o trânsito e para o consumo consciente e sustentável, violência doméstica e contra a mulher, sexualidade e diversidade sexual.

Com relação à documentação civil básica, são emitidos documentos de identidade e CPF, independente da idade do estudante, e Carteira de Trabalho para maiores de 14 anos.


Voltar ao topo da página