Notícias

Audiência pública vai apresentar Plano Municipal de Redução de Riscos

Publicada em 02/01/2017, às 17h08

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Trânsito livre na Curva do Saldanha após fim da obra
Plano apresenta ações que visam reduzir riscos de deslizamento de encostas na capital

Moradores interessados em conhecer mais de perto o que está proposto para as áreas de risco (encostas) de Vitória devem comparecer, nesta quinta-feira (5), à audiência pública para validação da revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Vitória, no auditório da Prefeitura de Vitória, às 19 horas.

O primeiro plano (original) foi aprovado em 2007 e revisado este ano. A revisão do PMRR prevê ações para evitar que eventos como deslizamento de encostas, rolamento de pedras, queda de rochas e erosão nas margens litorâneas (de rios, córregos e riachos) ameacem a segurança da população.

Estudos foram realizados nas áreas de risco e tiveram como ponto de partida uma análise detalhada do ambiente urbano e de como ele é administrado pelas políticas públicas voltadas às áreas de assentamento precário.

O PMRR propõe alguns referenciais técnicos e gerenciais para a execução de ações estruturais e não-estruturais que visam reduzir e controlar as situações de risco causadas pelo excesso de chuva, além de garantir que áreas de ocupação irregular possam receber serviços públicos de infraestrutura.

Entre as ações propostas, estão limpeza superficial, pequenas obras de drenagem e construção de muros de contenção em áreas consideradas arriscadas para moradias. As ações foram pensadas de modo a atender às necessidades específicas de cada área.

As sugestões de intervenções estão planejadas de forma a serem feitas continuamente ao longo do ano, além de trabalhos específicos para o período pré-chuvas e para o período de chuvas.

Analisar apenas o aspecto geológico não é suficiente para resolver o problema. Por isso, a Prefeitura de Vitória investiu na conscientização da população sobre os riscos envolvidos nesse tipo de ocupação. Parte do projeto foi dedicada a reuniões com as comunidades, explicando pontos-chave do plano aos moradores das regiões estudadas, mobilizando a população para evitar que desastres aconteçam.

Todas as etapas da revisão do PMRR estão documentadas e disponíveis no site especialmente criado para este fim: http://sites.vitoria.es.gov.br/pmrr/


Voltar ao topo da página