Notícias

Ato público e exposição de vídeos nos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Publicada em 08/11/2018, às 08h30 | Atualizada em 13/11/2018, às 07h49

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Vídeo Direitos Humanos
Débora Sabará, que é presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, gravou vídeo alusivo aos 70 anos da Declaração Universal
Divulgação Semcid
Vídeo Direitos Humanos
Psicólogo Cleilson Teobaldo dos Reis foi outro personagem que gravou vídeo

A Declaração Universal dos Direitos Humanos vai completar 70 anos no dia 10 de dezembro. Para celebrar a data, o Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH) está organizando uma série de atividades. Entre elas, um ato público e a divulgação do documento a partir de vídeos.

Entre os personagens, estão a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo; Cleilson Teobaldo dos Reis (psicólogo); Deborá Sabará (presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos); Rosângela do Nascimento (Movimento de População de Rua no Espírito Santo); Galdene Santos (Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra); Vera Maria das Dores (mãe de Santo); Santília Bessa Ferreira (mãe de Santo); Lula Rocha e Bruno Toledo (professor e ativista de Direitos Humanos).

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, Wellington Barros, a data é muito importante, já que foi oficializada pela ONU em um período pós-Segunda Guerra Mundial para que no futuro não houvesse mais atrocidades que ocorreram durante o conflito.

Apesar do tempo de publicação, Barros considera o documento muito atual. "Isso significa que avançamos pouco no ponto de vista humanista. Isso é muito triste. Estamos vivendo em uma cultura onde o ter é mais importante que o ser", avaliou.

Ele reforçou ainda a importância de construir uma sociedade mais justa e igualitária. "Esses vídeos que estamos fazendo são muito oportunos porque vão levar para muitas pessoas essa mensagem de busca pela paz, pela igualdade e pela justiça social".

Abraço

No dia 10 de dezembro, o Conselho de Direitos Humanos vai promover ainda um ato público na praça Costa Pereira, no Centro.

Haverá batalha de rimas, atividades sobre a pauta dos Direitos Humanos para crianças, além de exposição de trabalhos produzidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), abordagens e distribuição da declaração para pedestres e comerciantes da região. A programação termina com um abraço simbólico para celebrar a data.


Voltar ao topo da página