Notícias

Atleta do núcleo de natação paralímpica é convocada para Mundial

Publicada em 09/08/2017, às 14h35

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
Natação paralímpica
Patrícia recebe as orientações do técnico Leonardo antes de embarcar para o Mundial de Natação Paralímpica

Patrícia dos Santos é, mais do que nunca, seleção. Após representar o Brasil nas Paralimpíadas do Rio e conquistar a medalha de prata, a atleta vem despontando como uma das principais promessas do País na natação. Prova disso é que ela recebeu, nesta última terça-feira (8), o convite oficial para integrar a seleção brasileira que vai disputar o Mundial no México, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro.

Patrícia Pereira, que treina no núcleo de natação paralímpica da Prefeitura com o técnico Leonardo Miglinas, embarca para São Paulo no próximo 16, onde vai se juntar aos demais nadadores da seleção para realizar o período de aclimatação. Ela é recordista brasileira e sul-americana nos 50, 100 e 200 metros livre na classe S4, que contempla atletas afetados de forma grave em uma ou duas extremidades do corpo.

Ela sofreu um assalto e levou um tiro, contraindo uma grave lesão medular. Ela, que era atleta de basquete, não deixou que a lesão a atrapalhasse na sua história de amor com o esporte. Saiu das quadras para as piscinas e, hoje, já são 10 anos de natação, sendo especialista no nado peito e crawl.

Antes da viagem, a atleta deixa um recado: "Se movimente, faça o que faz você feliz. O esporte não só me tornou uma atleta. O esporte deu sentido à minha vida. Eu era depressiva e imaginava que nunca mais iria fazer nada. Hoje, as pessoas me veem como referência, e isso é muito bacana. As pessoas não veem você como uma coitada".


Voltar ao topo da página