Notícias

Atlântica Ville recebe mutirão para combater Aedes aegypti

Publicada em 18/03/2019, às 15h15

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


Divulgação Semus
Atlântica Ville recebe mutirão para combater Aedes aegypti
Equipe da educação em saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e 27 agentes comunitários participaram de mutirão no Atlântica Parque

No último sábado (16), a região de Atlântica Ville recebeu um mutirão de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo da ação foi alertar a população sobre os riscos que o mosquito oferece aos moradores, informando ainda maneiras eficazes de combatê-lo.

Durante toda a manhã, uma equipe da educação em saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e 27 agentes comunitários das unidades de Jardim Camburi, Jabour, Maria Ortiz, Jardim da Penha e Bairro República participaram do mutirão. Alem de abordar dezenas de pessoas no Atlântica Parque, os profissionais também levaram uma maquete para demonstrar como o mosquito se desenvolve em criadouros existentes na maioria das casas.

Vinte agentes de combate às endemias visitaram 322 imóveis do conjunto residencial. Durante as visitas, os agentes orientaram os moradores, procuraram possíveis focos do inseto e utilizaram larvicidas quando encontraram larvas do mosquito em recipientes com água parada.

Divulgação Semus
Atlântica Ville recebe mutirão para combater Aedes aegypti
Vinte agentes de combate às endemias visitaram 322 imóveis do conjunto Atlântica Ville

Ações de combate

Além de mobilizar e orientar a população no combate ao Aedes aegypti, as equipes do CVSA também programam o itinerário para a aplicação espacial de inseticida, mais conhecido como fumacê, em Vitória.

A população pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página