Notícias

Animais serão vacinados contra raiva após morcego ser encontrado com o vírus

Publicada em 08/05/2018, às 12h47

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Vacinação de animais contra a raiva
Objetivo da ação é prevenir os animais de contrair a raiva

Após a confirmação do vírus da raiva em um morcego recolhido em uma residência no bairro Santa Martha, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) irá realizar uma grande ação preventiva de bloqueio nestas terça (8) e quarta (9), das 8 às 13 horas, nos bairros Santa Martha e Itararé.

O animal foi encontrado pela responsável pela residência junto ao seu cão, que estava com o morcego na boca. Não houve contato humano com o morcego raivoso.

O bloqueio vacinal antirrábico será realizado com vacinação casa a casa por equipes a pé (duplas ou trios), compostas por agentes de combate a endemias uniformizados, com material próprio para vacinação e condicionamento do imunobiológico.

A ação também contará com abordagens educativas em escolas e locais de grande movimentação. O objetivo é divulgar o caso e orientar a população local sobre os riscos da doença, como identificar novos focos e medidas de prevenção.

"A ação de bloqueio de vacinação de cães e gatos é uma medida preventiva para reforçar a imunidade dos animais de companhia, considerando a confirmação da circulação do vírus da raiva naquela região", afirmou o diretor do CVSA, Manoel Coutinho Pimentel Junior.

Orientações

O CVSA dá algumas orientações caso algum morador encontre um morcego: "Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal, como caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia ou que adentre a residência, não toque no animal e ligue imediatamente para o 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do CVSA realize o recolhimento", orientou o diretor.

Vacinação

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção contra a raiva e deve ser feita todo ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência (veja no mapa). Mais informações pelo telefone 3324-5864.

Raiva

A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhadura e lambedura.


Voltar ao topo da página