Notícias

Andada do caranguejo segue até quinta e infratores podem pagar multas

Publicada em 22/01/2018, às 17h04

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
soltura de caranguejo-uçá no mangue
Andada é a época em que o crustáceo faz o acasalamento e a desova

A cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá estão proibidos em todo o Espírito Santo até quinta-feira (25). 

Quem for flagrado capturando, comercializando ou consumindo o animal durante a andada pode pagar multas. No último sábado (20), fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) apreenderam duas dúzias de caranguejo em um quiosque da Curva da Jurema.

A multa aplicada foi de R$ 31.240, mas a sanção pode chegar a R$ 100 mil em outras situações, dependendo do poder econômico do infrator e da quantidade apreendida.

"A andada é a época em que o crustáceo faz o acasalamento e a desova. Isso o torna uma presa fácil para os catadores. É necessário respeitar o tempo de reprodução, mesmo e talvez principalmente numa época como o verão, em que o comércio aumenta tanto e o animal fica ainda mais frágil", explicou a gerente de Fiscalização da Semmam, Priscila Ligia Viana Alvarino.

Priscila destacou ainda que a fiscalização continuará em parceria com a Polícia Ambiental nas feiras e nos estabelecimentos. "É importante também que a população participe, denuncie e não consuma o animal neste período, pois a estratégia é justamente prevenir e punir agora para termos caranguejo sempre".

As denúncias podem ser feitas por meio do Fala Vitória 156. Os outros períodos de andada do caranguejo são: de 17 a 24 de fevereiro e de 19 a 26 de março.


Voltar ao topo da página