Notícias

Andada do caranguejo: alunos da rede municipal participarão de ações educativas

Publicada em 15/02/2018, às 16h16 | Atualizada em 15/02/2018, às 16h16

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Andada do caranguejo
Segundo período de andada acontece de 17 a 24 de fevereiro

Neste sábado (17) começa o segundo período da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que vai até 24 de fevereiro. A Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizará atividades educativas com alunos da rede municipal de ensino.

O objetivo é sensibilizar os estudantes quanto à importância do ecossistema manguezal e à necessidade de preservá-lo. "Nosso foco nesse período são as instituições escolares da rede pública de Vitória, principalmente, aquelas no entorno de áreas de manguezal", afirmou a gerente de Educação Ambiental, Giselle Cypreste Guimarães.

Para a realização das atividades, a equipe de educadores ambientais da Semmam passou por uma formação em Ecossistema Manguezal, com ênfase na andada do caranguejo, na última sexta-feira (9).

Proibição

Ficam proibidos, segundo a portaria Iema nº 019-R, de 29 de dezembro de 2017: a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), provenientes de qualquer origem (município, estado ou país).

A andada é o período em que os caranguejos machos e fêmeas saem das suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

O próximo período da andada do caranguejo-uçá será de 19 a 26 de março.

Cronograma

Nesta segunda-feira (19), haverá uma abordagem educativa nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Reinaldo Ridolfi, em Maria Ortiz, e Jacyntha Ferreira, em Goiabeiras, e Emef Experimental da Ufes. 

Na terça-feira (20), os alunos do Cmei Darcy Castelo de Mendonça, em Antônio Honório, e na Emef Juscelino Kubitschek, em Maria Ortiz.

Já na quarta (21), os educadores ambientais estarão na região da Ilha das Caieiras, no Cmei Magnólia Dias Cunha e na Emef Eliane Rodrigues. Na quinta (22), as abordagens serão na região de Andorinhas, no Cmei Maria Nazareth Meneguelli e na Emef Izaura Marques.

Na sexta (23), último dia da ação, as ações educativas serão na região do bairro Grande Vitória, no Cmei Eldina Maria Soares Braga e na Emef Maria Stella de Novaes.


Voltar ao topo da página