Notícias

Alunos são vacinados contra vírus HPV em Emef do Bairro da Penha

Publicada em 13/11/2018, às 12h41

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Vacinação contra HPV
Equipe da US do Bairro da Penha visitou a Emef Zilda Andrade para vacinar os adolescentes

A Unidade de Saúde (US) do Bairro da Penha está com uma equipe de vacinação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zilda Andrade ofertando vacinação contra HPV para os adolescentes. A ação faz parte de uma estratégia para atingir a meta de vacinação no território.

"A busca ativa nas escolas, normalmente, nos ajuda a atingir essas metas. A adesão é sempre muito boa por se tratar de adolescentes em idade escolar. A escola envia um comunicado para os pais para autorização da vacinação. Eles estão cada vez mais conscientizados e comprometidos com a saúde de seus filhos", contou o diretor da US, Lauer Marinho Sardenberg.

A equipe que foi até a escola é formada pela enfermeira Cilia Zucolotti e pela técnica de enfermagem Eliete Mendes. "As escolas são sempre grandes parceiras nessas ações de intercâmbio entre saúde e educação enquanto estratégia para alcançarmos o público-alvo de vacinação. Fazemos essa ação duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre".

Faixa etária

Desde o último ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para meninos que devem receber a vacina HPV quadrivalente. Garotos de 11 a menores de 15 anos passaram a ser vacinados. A vacina também está disponível para meninas de 9 a 14 anos de idade.

A vacina contra o vírus é muito importante pois contribui para a redução da circulação do vírus na população e, assim, protege as mulheres do câncer de colo do útero e vulva, ao mesmo tempo que beneficia os adolescentes contra o câncer de pênis.


Voltar ao topo da página